terça-feira, 22 de outubro de 2019

O MECANISMO DA ANSIEDADE








        LUCIENE CURY




Entender sobre ansiedade e o porquê ficamos ansiosos, é o caminho para deixarmos de sofrer com esse estado emocional. Perceba que, em uma guerra, estudamos o inimigo, como ele age, suas técnicas e táticas de batalha, o que o fortalece, para assim derrota-los de maneira assertiva. Com a ansiedade faremos a mesma coisa. Precisamos entender o seu mecanismo para enfraquece-la dentro de nós mesmos.
 Começamos com uma reflexão sobre as ameaças que nos envolve, desde a pré-história, quando o homem tinha, para sobreviver e perpetuar a espécie, caçar seu alimento, lutar contra os animais predadores. Muitos perigos e incertezas o rodeava, e com isso, uma força e explosão física, era necessário para sua sobrevivência. Lutar ou fugir. Esses dois sentimentos, nos carregamos no nosso DNA e no nosso cérebro mais antigo, o reptiliano no sistema límbico, das emoções.
Como conhecer esse inimigo interno, que até hoje em dia, trava uma luta diária, agora com outros perigos eminentes. Não há mais predadores soltos nas ruas, nossos predadores, estão dentro da nossa mente, só que o nosso corpo, ainda reage fisiologicamente, para nossa proteção. Esse mecanismo de defesa que vou mostrar para você, para que saiba que, todo esse sofrimento antecipatório, está na sua mente, e você tem como domina-lo a partir de agora.
A ansiedade não é uma condição humana e, sim uma condição social e de desinformação. Você não é ansioso e sim está ansioso.
A pessoa ansiosa, vive na imprevisibilidade, com o medo do futuro.  Ela imagina um evento ou uma situação de forma negativa, mesmo antes de acontecer. Vive em uma ameaça eminente e as imagens criadas são sempre ameaçadora. Se tudo der errado?
 Ninguém morre de ansiedade. Todo sintoma, é uma maneira do corpo de te preparar para lutar ou fugir.
Imagina uma situação na qual é criada uma antecipação catastrófica na sua mente. No momento em que você escolhe “lutar ou fugir” uma pequena estrutura no cérebro é ativada, chamada Amigdala (não é da garganta ok?). Ela avalia o tamanho do perigo que está na nossa volta. Ela é a rainha das nossas emoções. Ao perceber o perigo, ela envia um sinal para o Hipotálamo que através de fibras sinápticas, decide se é para lutar ou fugir, e começa a preparar seu corpo, seu físico e sua mente para isso. Com estresse, o sistema nervoso simpático libera o primeiro hormônio. O Cortisol. Ele gera mais ansiedade, provocando taquicardia no intuito de aumentar os batimentos cardíacos com a função de bombear o sangue máximo para os músculos. Com que intenção? Para fugir, para correr, para acelerar o processo de fuga. A respiração fica mais ofegante para maior aporte de oxigênio. A temperatura do corpo aumenta e começamos a suar, para resfriar o corpo. A adrenalina é jogada na corrente sanguínea para ajudar na vontade e rapidez e a endorfina chega para evitar a dor na hora da fuga.
A ansiedade, portanto, é toda preparação que o corpo tem para lutar ou fugir, e você só está abrindo o envelope do seu cartão de crédito!!
Assim, para se recuperar, é acionado através do sistema nervoso simpático um neurotransmissor, chamado Gaba, que nos acalma e relaxa.
Esse neurotransmissor, pode ser liberado pela respiração diafragmática que joga mais oxigênio para o cérebro.
Você fica ansioso, por que tem medo do que estar por vir. Da reunião que vai acontecer, da viagem que fará, do novo emprego etc.
No próximo artigo, irei mostrar, como podemos baixar seu nível de ansiedade, sem remédios, através de uma técnica que muitos empresários, atletas e pessoas como você utiliza!

Luciene Cury. Profissional de Educação Física e Coach de Emagrecimento