quinta-feira, 17 de outubro de 2019

SOCIAL & ETC.




         JOÃO MENDES  


 

     PATINETE TEM REGRAS

Andando na calçada em frente da Praia do Pepê vejo uma criança, acompanhada do pai, apontando para um patinete elétrico pedindo para andar. O pai desconversa e vai puxando a criança para seguir em frente enquanto ela quer o tal do patinete mas o pai vai embora quase que arrastando a criança, atitude certa. Esses patinetes compartilhados tem regras, são só para maiores de 18 anos, portanto crianças não podem andar. Dois dias depois, na mesma calçada, vejo uma mãe acionar um patinete para ela e em seguida repassar para uma criança que deveria ter aproximadamente uns 10 anos de idade. Pequenas infrações podem se transformar em acidentes graves. E se essa criança atropela e machuca um idoso, por exemplo ? Quem paga a conta ? A criança ? A conta vai cair na mãe infratora que acha isso que esta fazendo é uma infração banal. Outra infração rotineira é andar duas pessoas no mesmo patinete e ainda tem aqueles que andam em excesso de velocidade. A velocidade máxima é 20 km/h e onde a faixa for compartilhada com a calçada a velocidade é 6 km/h e só é permitido andar com um patinete numa rua se ela tiver velocidade máxima de 40 km/h. O patinete, como as bicicletas, são ótimos para o deslocamento urbano de pequenas distâncias mas o problema é o povo mal educado que não cumpre as leis e para piorar não tem fiscalização para coibir esses infratores. Uma bagunça generalizada.
 
NOVO GABARITO EM SÃO CONRADO
O Prefeito Marcelo Crivella quer aumentar o gabarito de uma área em São Conrado para 11 andares. A maioria dos imóveis da área em questão são casas que hoje não valem tanto pela insegurança, é difícil arrumar alguém para se mudar para uma casa da região. Quem quer morar numa casa tem como opção muitos condomínios fechados na Barra e no Recreio, com segurança. Portanto esse novo gabarito vai resolver a vida de muitos proprietários dessas casas de São Conrado. 


NATIVO FECHADO

Há duas semanas passo na porta do Restaurante Nativo, na praia da Barra da Tijuca, e vejo ele fechado. Uma pena, a casa bombou durante muitos anos com eventos, shows de música ao vivo, festas com Djs e já esta deixando saudades. Do seu lado o restaurante Aloha fechou acho que já faz mais de ano e continua fechado. Uma pena. 


QUIOSQUE ABRINDO 

Fechado a quase dois anos o quiosque em frente a guarderia das pranchas de windsurf da Praia do Pepê parece que vai reabrir. Pelo menos já colocaram um letreiro novo e o patrocinador é uma concorrente da academia que esta do outro lado da rua. Que esse quiosque traga o movimento e a animação do antigo. 


COMPARAÇÕES

A Barra da Tijuca tem três pontos de muita movimentação no período noturno. A Rua Olegário Maciel, com seus bares e restaurantes, a Av. Armando Lombardi, com seus clubs e boites, e o Vogue Square, Av. das Américas, 8585, também com ótima variedade de bares e restaurantes. Se compararmos com os “points” da Zona Sul a Olegário esta mais para Baixo Gávea, com uma turma mais despojada. O Vogue Square recebe uma turma mais fina e esta mais para a Rua Dias Ferreira no Leblon e Armando Lombardi acho que não se compara a nada da Zona Sul onde as casas noturnas com pista de dança estão escassas, pequenas, e sem maiores movimentos excluindo a Boox na Rua Francisco Otaviano, 20, Copacabana, em baixo do recém inaugurado Hotel Fairmont Rio.

correspondência para a coluna joaomendes@estudioj.com.br