terça-feira, 10 de novembro de 2020

CIDADE - Expansão de lojas físicas. Em shoppings. E na pandemia.

Apoiada no aumento do consumo de eletrônicos, Cellairis Brasil cresce no Sudeste com seis novos pontos, lança conceito inovador de loja no seu segmento e se prepara para receber o Prêmio Top of Quality Gold 

Brasil, 2020, pandemia. Empresas desaparecem, outras resistem enfrentando dificuldades inimagináveis e há aquelas que se reinventam e crescem, entre elas está a Cellairis Brasil. Uma das principais varejistas de artigos eletrônicos e acessórios para celular no país, e das maiores franqueadas mundiais da marca com sede em Atlanta (USA), abre seis novas lojas em três estados brasileiros, e contrata profissionais num momento de alto desemprego. Começa reformas para inaugurar um conceito inovador de ponto de venda no seu segmento. E se prepara para receber o Top of Quality Gold pelo segundo ano consecutivo, em novembro, premiação concedida pelo Instituto Nacional de Excelência de Gestão de Qualidade.

As primeiras das seis novas lojas que serão inauguradas até o final de 2020 já começaram a funcionar nos shoppings cariocas Recreio, Grande Rio e Nova América; no Shopping Anália Franco e no Aeroporto Internacional de Guarulhos, São Paulo; e no Shopping Pátio Savassi, na capital mineira Belo Horizonte. Em dezembro, a Cellairis terá, então, 50 endereços - inclusive nos estados do Paraná e Santa Catarina - e disponível para clientes de todo o país em sua loja virtual.

Alugueis mais baratos, condições mais favoráveis para franqueadores

Dos seis novos pontos, três são dos sócios Luiz Gustavo Fernandes e Felipe Marques, ambos cariocas radicados no Rio e em São Paulo, respectivamente. "A Cellairis nos apresentou as oportunidades com uma negociação de valores atrativa, e os shoppings acenaram com alugueis bem mais acessíveis. Resolvemos apostar agora, para começar a ter retorno em 2021, quando acreditamos que tudo voltará ao normal", conta Fernandes, que tirou como lição da pandemia a importância do planejamento financeiro.

"Quem tinha uma poupança conseguiu passar pelo auge da pandemia sem ganhar, mas também não precisou fechar o negócio. Nós, felizmente, tínhamos as contas em dia e isso também possibilitou crescer em plena crise. Estamos empregando 12 novas pessoas e quem tínhamos dispensado já está voltando", diz o empreendedor, que já administrava outras quatro lojas Cellairis em shoppings e agora terá sete com seu sócio.

Ester Xavier, por sua vez, começou 2020 apenas como analista de recursos humanos da Cellairis e vai fechar o ano também como franqueada da marca (e de duas lojas), em sociedade com seu irmão, Lucas Xavier. Ela foi convidada pelo CEO da empresa, Jonathan Benitez, para participar da Escola de Empreendedores da organização – que forma pessoas e flexibiliza condições para que os próprios funcionários realizem o sonho do próprio negócio. Ester assumiu o primeiro ponto no Shopping Pátio Paulista ainda no primeiro semestre, e em outubro, inaugurou outro no Pátio Savassi.

"Com todo o suporte que o John dá e o conhecimento que ele tem na área de shoppings, além da oportunidade de entrar numa escola que está me ensinando a ser empreendedora, não pensei duas vezes", comemora Ester. "Estamos com um quadro bem enxuto, por enquanto, para conseguir evoluir no meio da pandemia. Apostamos nesse crescimento porque o uso de artigos eletrônicos aumentou muito e essa necessidade vai continuar em alta. M
uitas pessoas fazendo upgrade de celular, comprando acessórios para o computador para a nova realidade do home office e das aulas online", completa.

Loja + assistência técnica + experiências: 200 novos pontos até 2025

Em 2021, a Cellairis apresenta ao mercado as primeiras lojas duas vezes maiores que as usuais, no segmento, com mais experiências para o consumidor, personalização de todos os produtos na hora e assistência técnica. "Se o uso dos eletrônicos aumentou, é normal a demanda por reparos crescer junto e por experiências novas com os celulares, tablets, laptops, headphones. Queremos oferecer comodidade para os clientes que já confiam na Cellairis para suas compras e que, a partir de 2021, também poderão deixar seus aparelhos conosco quando for preciso" afirma o CEO Jonathan Benitez.

O projeto inovador das lojas cresceu tanto que ganhou carreira solo e se transformou na PopTech, nova marca do Grupo Valoriza, criado pela Cellairis para abarcar suas marcas próprias no Brasil. Até 2025, estão planejadas 200 lojas PopTech.

O ano ainda reserva outras gratas surpresas à marca, como o Top of Quality Gold do Instituto Nacional de Excelência de Gestão de Qualidade - prêmio concedido pelo segundo ano consecutivo à Cellairis - e o início de uma auditoria interna para a conquista do maior selo de qualidade na área de Gestão de Recursos Humanos do Brasil. "Crescer e fazer crescer, motivar pessoas a sonharem e melhorar as coisas à minha volta. Aplico o meu propósito de vida à cultura organizacional da Cellairis e a pandemia veio mostrar, de uma vez por todas, que estamos no caminho certo", destaca Benitez.