sexta-feira, 20 de novembro de 2020

COLUNA ESPAÇO MOTOR

João Mendes

RENAULT DUSTER 2021 MELHOROU MUITO

Não existe briga mais acirrada do que a do segmento dos SUVs. Virou moda andar de SUV e muitas opções chegaram no mercado e continuam chegando. Neste segmento que tem sua participação de mercado aumentando a cada ano e Renault tem o compacto Duster que teve seu desenho modificado para a versão 2021 e gostei das novas linhas. Testei a versão topo de linha que é a Iconic. Ela veio com um adendo no para-choques dianteiro com dois faróis auxiliares, que faz parte do pacote opcional, Outsider Pack, que achei meio estranho, o carro ficou com um bico e certamente não sobrará nada deste adendo em qualquer batida de frente, por menor que ela seja. Pelo menos é o que parece. Gostei do desenho da grade, dos faróis e das rodas de liga leve de 17".

O motor é o 1.6 L, 16V, flex, que desenvolve até 120 cavalos, o câmbio é o CVT Xtronic de 6 marchas que funciona bem e a tração dianteira. Fiz umas subidas íngremes e o câmbio trabalhou direitinho. Peguei também umas vias rápidas e as retomadas foram certeiras. Gostei também de fazer curvas com ele que se mostrou firme e sem tendências a rolagem. Segundo o Inmetro o consumo usando só gasolina fica em 10,7 km/l no perímetro urbano e 11,1 km/l na estrada. A arrancada de 0 a 100 km/h acontece em 12,4 segundos e a velocidade máxima é de 173 km/h. O modelo 2021 vem com direção elétrica que aumenta o conforto principalmente nas manobras e quando o carro está cheio. Ao chegar perto desta versão já sentimos a sofisticação por causa da chave/cartão que abre o carro automaticamente por aproximação e tranca da mesma maneira e depois de entrar é só apertar um botão para ligar o motor. A chave/cartão é mais confortável porque ocupa menos espaço no bolso e é mais leve do que muita chave/canivete. O interior está agora num nível superior. O desenho do painel, os materiais empregados, o sistema multimídia, os porta trecos, tudo me agradou mas sugiro usar os botões no volante para mexer no volume do som, é mais simples do que pelo painel do multimídia. Nesse multimídia Easy Link 8" que se monitora a câmera de ré mas também tem o sistema Multiview com suas quatro câmeras: uma dianteira, duas laterais e uma traseira. Permitindo que o condutor altere a visualização entre as imagens, pelo Easy Link, para obter uma ampla visão em todas as direções do veículo. Acostumado a ajustar a altura do cinto de segurança notei que o Duster 2021 não tem essa regulagem na coluna o que compromete a segurança de pessoas de baixa estatura. Os bancos de couro tem um desenho bonito e são opcionais. O porta-malas tem capacidade para 475 litros Essa versão tem também o Alerta de Ponto Cego, Start & Stop para economizar combustível e três apoios de cabeça no banco traseiro. O Renault Duster 2021 tem preço inicial de R$78.990 para a versão Zen com câmbio manual. A versão intermediária é a Intense por R$95.290 e a versão testada, a top da linha, é a Iconic que começa por R$99.290. O carro testado tem mais a pintura pro R$1.650, banco de couro sintético R$1.700 e o Outsider Pack por R$2.300 totalizando R$101.590. O Renault Duster 2021 não trouxe inovações na motorização mas melhorou bastante no visual externo e interno e nos equipamentos para atrair um público que vê muitas opções no mercado e tem que estudar muito para decidir o que melhor lhe atende.

PELÍCULA TRANSPARENTE PROTEGE PINTURA DO CARRO

Para os que viajam com certa frequência, na estrada, é comum que o automóvel seja atingido por pedras, areia, sal, insetos e outros detritos que acabam prejudicando a pintura. Por isso, a Avery Dennison, empresa global de ciência e inovação em materiais, oferece o Supreme Protection Film X5 (SPF-X5), que protege a pintura do veículo de maneira integral, preservando sua condição de fábrica. Com tecnologia autorregenerativa, o SPF-X5 é um filme de poliuretano composto por quatro camadas: adesiva, central, de cobertura e de proteção. A primeira delas adere de forma firme e segura à carroceria, porém de fácil remoção ao final da vida útil. A segunda é uma base forte e flexível, feita de poliuretano, que garante aspecto uniforme e resistência aos impactos de longo prazo. A camada de cobertura é a primeira linha de defesa, resistente, de autorregeneração e com revestimento de alto brilho. E, por fim, a de proteção é uma camada PET, que também tem a função de realçar o acabamento. Embora a película seja de fácil aplicação, vale ressaltar que o trabalho deve ser realizado por profissionais, para garantir o desempenho e a qualidade do produto, com acabamento extremamente liso e uniforme.

NOVIDADES DA SEMANA

Na próxima terça-feira, 24/11, duas novidades serão apresentadas. A Toyota mostra o utilitário esportivo SW4 2021 e a Peugeot apresenta sua picape média, Landtrek, que coloca a marca na disputa de um segmento que já reúne Chevrolet S10, Toyota Hilux, Ford Ranger, Volkswagen Amarok, Nissan Frontier e Mitsubishi L200. A Peugeot deve ter um produto com muitas qualidades porque a briga nesse segmento é de cachorro grande.