segunda-feira, 8 de março de 2021

Artistas de periferias do Rio realizam festival gratuito de Formas Animadas para crianças de todas as idades 

 Salvem as datas, o 3º Anima Praça - Festival de Formas Animadas acontecerá até o dia F14 de março. Pelas redes sociais, todos os dias haverá um novo conteúdo, que contará com artistas de diversos estados sendo a grande maioria do Rio de Janeiro. O Festival é realizado por diversos artistas de periferias cariocas, desenvolvendo ações de apresentações, intervenções, oficinas e mesas de debate. 

Durante duas semanas serão 40 cenas curtas; Dez espetáculos de Teatro Lambe-lambe; Dois espetáculos; Além de quatro mesas de bate papo sobre Formas Animadas. O evento tem como princípio fortalecer os novos artistas e também trazer companhias de grande referência nacional para se apresentar na Zona Norte da Cidade.

O Anima Praça é um projeto fruto de uma parceria do Grupo Depois do Ensaio e da Cia Ih, Contei!, de realizar um festival focado na linguagem de Formas Animadas (Teatro de Bonecos, Teatro Lambe-Lambe, Teatro de Objetos, Teatro de Sombras, Teatro com Máscara, Palhaçaria, Projeções, Contação de Histórias, entre outros). 

Durante o evento serão realizadas quatro oficinas: Confecção de Máscaras, com Rodrigo Sangodare; Confecção e Manipulação de Bonecos de Fio, com Júlia Tosin e Griselda Paredes); Criação de Bonecos de Manipulação Direta (com Arte Andarilha Ju Ladeira e Millor); e Confecção de Fantoches (com a Cia Muñeca Puppet).



Ainda acontecerão quatro mesas de debates, os temas são: MESA 1: "Grandes mulheres e seus grandes espetáculos em pequenas caixas"; Mesa 2: "Máscara, Humor e Palhaças"; Mesa 3: "Mulheres Que Contam e Encantam com Bonecos"; e Mesa 4: "Damas e Mestras do Teatro de Formas Animadas".

 

O Anima Praça já realizou duas outras edições:

O 1º festival aconteceu em 2019 (no Parque de Madureira, contando com artistas de vários estados do país, e com mais de 50 atrações entre apresentações e oficinas), nesta edição se obteve mais de 2.000 pessoas em público assistindo todas as apresentações ao vivo, num evento de 10 horas. E teve como apoiadores/patrocinadores empresas como SESC; Lola Cosmetics; Dona Natureza; Cantina Donana.


O 2º festival aconteceu em 2020 (formato online devido a pandemia de COVID-19, com mais de 40 atrações entre apresentações, oficinas e mesas de debate) as ações ocorreram durante todo o mês de agosto e obteve mais de 18.843 visualizações em todas as plataformas online do festival. Esta versão teve como patrocinadores pessoas físicas e empresas que apoiaram o festival a partir de crowdfund (vakinha online) idealizado pela plataforma do Benfeitoria.

 

SERVIÇO

Anima Praça - Festival de Formas Animadas acontecerá dos dias 1 a 14 de março e presencialmente, no Parque de Madureira, seguindo os protocolos da OMS. Para saber mais informações, acesse: www.animapraca.com.br.