sexta-feira, 23 de abril de 2021

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 

NOVA FIAT TORO MAIS BONITA E TECNOLÓGICA


Imbatível no segmento das picapes menores 
Fiat lidera com a sua Strada, que foi renovada, e em segundo no ranking coloca a Toro que chega na sua versão 2021 também totalmente renovada. Com esses modelos a marca lidera o mercado de picapes no Brasil com 20% e pela primeira vez passa a liderar também na América do Sul. A Toro nasceu em 2016 e já teve mais de 300 mil unidades comercializadas. A Nova Toro, que a Fiat classifica como uma SUP, Sport Utility Pick-up, chega com novidades expressivas. Além do novo design exterior e interior passa a disponibilizar a motorização 1.3, 4 cilindros, turbo flex que desenvolve até 185 cavalos e tem 270 Nm de torque, e tem muito mais conectividade. No exterior nova grade, novos faróis, novo para-choques, luz amarela na luz diurna, aquela que fica acessa sempre, e um capô com novos vincosNo interior mais porta-objetos, painel de instrumentos digital de 7” de série em todas as versões, central multimídia com tela sensível ao toque que dependendo da versão pode ser de 7”, 8,4” ou 10,1”. Essa última traz plataforma completa de serviços conectados, em parceria com a TIM. São mais de 30 funcionalidades e nas versões topo de linha tem até wi-fi nativo para até 8 aparelhos e pacote de dados numa parceria com a operadora de telefonia TIMNa navegação vai ser possível traçar rotas mesmo sem o sinal do celular e o condutor vai receber até alertas para abastecimento e a localização do posto mais próximo. Na conectividade a picape tem outras novidades. Pode-se demarcar um certo perímetro para o uso, registrar um horário e até delimitar uma velocidade máxima. Se algum parâmetro é atingido chega uma mensagem no smartphone do proprietário. Com muita tecnologia a Nova Toro está mais segura com o Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS) com frenagem autônoma de emergência, , comutador automático dos faróis e aviso de mudança de faixa. Além do novo motor que leva a sigla 270 por causa do seu torque de 270 Nm, outras duas motorizações que já existiam continuam, a 2.0 turbo diesel de 170 cavalos e a 1.8 E-Torque Flex de 139 cavalos. Nesta versão 2021 todas as versões da Toro tem câmbio automático e as que possuem motor turbo diesel levam o câmbio automático de 9 velocidades e tração 4X4. A versão de entrada é a Endurance com motor 1.8 flex e câmbio AT6 por R$114.590. A mesma versão com o novo motor 270 turbo flex e câmbio AT6 passa para R$119.590 e com motor turbo diesel R$152.990. A Freedom com motor 270 e câmbio AT6 R$131.890 e com motor turbo diesel R$164.390. A Volcano 270 R$144.990 e com turbo diesel R$177.690. As versões top são a Ultra ( mais urbana) turbo diesel por R$185.490 e a Ranch ( mais agro ) por 187.490. Esta última é a única com a central multimídia com tela de 10,1”. Apesar de todas as versões receberem muitas novidades e novos equipamentos os preços não aumentaram e a versão mais barata ainda teve o seu valor diminuído. Com a Nova Estrada que já é um sucesso e com a Nova Toro certamente a Fiat continuará liderando o mercado geral de picapes ainda por muito tempo.

CHEGOU O NOVO RENAULT ZOE, O ELÉTRICO MAIS VENDIDO NA EUROPA

A Renault apresentou o Novo Zoe E-Tech, seu carro 100% elétrico, que teve mais de 100 mil unidades comercializadas em 2020 quando foi líder de seu segmento na França, Espanha em na Alemanha. Zoe significa vida em grego e o carro, com sua emissão zero de carbono, ajuda a termos uma qualidade de vida melhor. A grande novidade do carro é uma nova bateria. O Zoe tinha bateria de 41 Kw/h e agora passa a ter 52 kw/h mas o que melhorou foi a tecnologia da bateria porque o tamanho continuou o mesmo. Em 2013, no seu lançamento, o Zoe tinha autonomia de 150 km, em 2018 passou para 300 km e agora passa para 385 km. Seu motor é o R135 que desenvolve 135 cavalos com 245 Nm de torque e a transmissão é nova. Os faróis são Full LED, o painel de instrumentos é digital de 10”, tem multimídia de 7”, ar condicionado digital e freio de estacionamento elétrico. A recarga pode ser feita em qualquer tomada mas não é recomendada porque demoraria muito. O ideal é instalar o carregador que é vendido em separado e a Renault se associou a WEG, fabricante dos recarregadores, para dar assessoria gratuita aos compradores para instalarem os recarregadores em suas bases. As estações de recarga da WEG recomendadas para o Novo Zoe são os Wallbox de 7,4 kW que permite uma recarga de 100km de autonomia em 2 horas e o modelo de 22 kW que recarrega 100km de autonomia em 40 minutos, ambos em corrente alternada (AC), são indicados para uso residencial e comercial. A versão de entrada do Zoe E-Tech é a Zen por R$204.990 e a Intense por R$219.990 tem também rodas de 16″ com acabamento diamantado, retrovisor interno eletrocrômico, monitor de pontos cegos, retrovisores externos com rebatimento elétrico e o carregador de parede DC de 50 kWh. O futuro é o carro elétrico.

TOYOTA COROLLA CROSS COM PNEUS DUNLOP

Depois de equipar com pneus Dunlop modelos da Toyota como Corolla, Hilux, SW4 e Yaris a Sumitomo Rubber do Brasil seguem fortalecendo a parceria de longa data fechando mais um grande acordo: todas as versões do novo Corolla Cross, produzido na fábrica da Toyota em Sorocaba, têm pneus Dunlop como equipamento original de fábrica.