quarta-feira, 26 de maio de 2021

Vila Olímpica Didi inicia trabalho de ioga com alunos do Recreio

Vila Didi inicia trabalho de ioga com alunos do Recreio.


O Centro Esportivo Waldir Pereira, no Recreio, ganhou uma pegada mais oriental. Desde a semana passada, a vila olímpica da Secretaria Municipal de Esportes (SMEL) passou a oferecer aulas de ioga para os frequentadores. A atividade começou em caráter experimental, mas, como a procura foi grande, a coordenação do equipamento resolveu incluí-la na grade de programação, sendo realizada às quartas-feiras, no horário das 10h.

 

“Nossa ideia é sempre oferecer o melhor e o mais apropriado para os frequentadores dos nossos espaços. Às vezes a demanda pode ser natural. Ou seja, partir dos próprios alunos. Mas nesse caso, a iniciativa foi da própria coordenação da vila que, entendendo o momento difícil pelo qual ainda estamos passando, resolveu colocar uma atividade mais relaxante”, elogia o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder.

 

Assim que a nova atividade foi anunciada, as inscrições se encerraram rapidamente. A turma conta com 35 alunos e as aulas são dadas pela professora Rebeca França. Segundo o coordenador da vila, Valnei Faria, para evitar aglomeração por conta da pandemia, a ioga ocorrerá na área descoberta do espaço e o uso de máscara é obrigatório. “O estresse já faz parte da vida, mas estamos vivendo algo ímpar por conta da pandemia. Então nada melhor do que trabalhar a concentração e esse nosso interior. Isso ajuda a fortalecer”, diz Faria.

 

Há quatro anos dando aula de ioga, Rebeca França, sempre que possível, disponibiliza seu tempo para trabalhos voluntários. O convite para dar aula na vila, diz ela, veio em boa hora. “A ideia é expandir a prática da ioga, já que ajuda a manter a mente e o corpo saudáveis, além de fazer bem à saúde de forma geral. Muita gente que teve COVID tem sequelas como depressão e ansiedade, algo que a ioga ajuda muito a combater”, explica ela.

 

O trabalho essencial da ioga se baseia em concentração, meditação, asana (posturas pisicofísicas), pranayama (exercícios de respiração) e ioga nidra (relaxamento).

Alguns dos benefícios:

 

– Ajuda no equilíbrio emocional;

– Proporciona mais qualidade de vida com o estímulo ao bem-estar, paz interior e serenidade;

– Auxilia em problemas de insônia e depressão;

– Reduz as dores nas costas;

– Estimula a circulação sanguínea;

– Oferece a energização do corpo e da mente;

– Melhora a postura;

– Promove o fortalecimento muscular.