sexta-feira, 2 de julho de 2021

COLUNA EDUCAÇÃO

  Ana Shirley França 

 JOGOS NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS 

Os jogos fazem parte do desenvolvimento humano desde as primeiras civilizações. O jogo é caracterizado por uma forma de sistema no qual os participantes se envolvem voluntariamente em conflitos criados, com regras obrigatoriamente preestabelecidas. Percorrendo toda a evolução humana, chegou ao Século XX, reforçado pelas teorias de Vygotsky que reiteraram a ideia de que jogos propiciariam um ambiente de ensino e aprendizagem e que seriam aparatos lúdicos de grande valor para os estudantes e os professores construírem estratégias, adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades. Atualmente, a utilização de jogos na educação necessita dosar a ludicidade e o aprendizado, de forma que se complementem. A atividade deve ser interessante a ponto de manter o caráter lúdico, possuir contextualização e ser planejado como atividade pedagógica, com objetivos determinados. Encontrar o ponto de equilíbrio é o desafio de educadores e gestores ao propor esse recurso nas salas de aula. O uso da tecnologia também auxilia, na produção de jogos interativos, colaborativos e contextualizados. Não se trata de levar um tabuleiro para a sala de aula e jogar. Isto é passar tempo. É preciso saber os objetivos a alcançar, qual o melhor jogo como estratégia de aprendizagem para determinado conteúdo e habilidade e, principalmente, sempre estar relacionado ao planejamento pedagógico. Podemos citar alguns jogos: O Xadrez é um exemplo. Jogar Xadrez exercita ambos os lados do cérebro. Ao jogar este jogo, o cérebro é desafiado a exercitar a lógica, a desenvolver reconhecimento de padrões, a tomar decisões tanto visuais como analíticas e a praticar a boa memória. Jogos de Perguntas e Respostas, como Master, Perfil, Inteligênio, Jogo da Inteligência, Academia entre outros, até virtuais, entram nesta linha do desenvolvimento de conhecimentos de cultura geral. Ao lidar com o jogo, mesmo que o participante não saiba responder, por meio da pergunta contextualizada e da resposta correta, aprende-se bastante, além de desenvolver atitudes éticas, de cooperação e convivência social. O professor pode e deve projetar um jogo que reflita o conteúdo que irá ensinar e dele explorar conteúdos, desenvolver habilidades e atitudes. Aprende-se brincando para toda vida. 

Prof. Adm. Ana Shirley França E-mail para contato: anafranka@uol.com.br