sexta-feira, 2 de julho de 2021

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES

NISSAN KICKS 2022 MAIS BONITO E TECNOLÓGICO



Testei o modelo 2022 do Nissan Kicks e duas observações são primordiais. Primeiro é que o novo design ficou mais bonito. Confesso que desde seu lançamento durante as Olimpíadas Rio 2016 não me agrada a moldura cromada da grade que achei muito larga com uma aparência pesada. Talvez a intenção tenha sido dar um ar de robustez mas não consegui ver assim. Agora a moldura ficou mais equilibrada e os as outras alterações também me agradaram, novos faróis, novas lanternas, as entradas de ar frontais e até o material empregado na nova grade dianteira. Outro fator primordial a ser comentado é a tecnologia embarcada. Testei a versão topo da gama, Exclusive CVT Pack Tech, que tem Alerta Inteligente de Mudança de Faixa, Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro, Alerta de Colisão Frontal, Assistente Inteligente de Frenagem, Monitoramento de Ponto Cego e até imagem 360º na tela do multimídia para facilitar as manobras após o engate da marcha a ré. A versão testada tem também Controle Inteligente de Freio Motor, Controle Inteligente em Curvas, Estabilizador Inteligente de Carroceria, faróis dianteiros Full LED, retrovisores externos rebatidos automaticamente, sistema de som Bose Personal Space com auto- falante no apoio de cabeça do motorista, ar condicionado digital e acabamento premium nos bancos que tem forração cinza e preto. O motor continua o mesmo 1.6 com CVVTCS ( sistema de variação contínua da fase de abertura das válvulas ), flex, 4 cilindros, 16 válvulas que desenvolve 114 cavalos a 5.600 rpm e torque de 15,5 Kgfm a 4.000 rpm. Esse motor é acionado através de um botão e o câmbio XTRONIC CVT torna o modelo muito agradável de dirigir. O câmbio tem a função Sport que troca as marchas numa rotação maior do motor possibilitando arrancadas espertasEsse conjunto motor/câmbio permite um bom desempenho e também economia de combustível. Só andei no perímetro urbano e o computador de bordo indicou um consumo de 12,4 km/l de gasolina mas segundo o Inmetro o modelo faz, com gasolina, 11,4 KM/l na cidade e 13,7 km/l na estrada. Gostei do conforto e do comportamento da suspensão em ruas mais irregulares e nas curvas ele é bem neutro, não tende a sair nem de dianteira e nem de traseira. Apesar de forçar em alguns momentos o comportamento dinâmico foi adequado. Para controlar tudo o motorista tem a sua disposição um painel de instrumentos multifuncional de 7” HD e um central multimídia Nissan Connect de 8”, sensível ao toque, com Bluetooth, Android Auto e Apple Car Play com duas entradas USB (Tipo A e Tipo B). O porta-malas tem capacidade para 432 litros. A versão de entrada do Nissan Kicks é a Sense 1.6 com câmbio manual e custa R$94.990 e a versão top, a que foi testada, é a Exclusive 1.6 Pack Tech com câmbio CVT e seu preço é de R$125.790. O comprador tem 3 anos de garantia e 2 anos do Nissan Way Assistence.

PARABÉNS YAMAHA

No dia 1de julho a Yamaha comemorou 66 anos de sua fundação no Japão, em 1955. Para marcar a data, a empresa apresentou o e-book sobre sua história e o filme que reforça a visão para 2030, orientado pelo tema “Art for Human Possibilities” (do inglês, arte para possibilidades humanas).

CAOA CHERY LANÇA ACESSÓRIOS ORIGINAIS PARA TIGGO 3X

O Tiggo 3X Turbo, novo SUV da CAOA CHERY, chega ao mercado com uma lista de acessórios originais especialmente desenvolvida para as necessidades de seus consumidores. Ao todo, nove itens exclusivos que ajudam a tornar a experiência com o veículo ainda mais completa, são comercializados na Rede de Concessionárias CAOA CHERYEntre os equipamentos há desde peças funcionais até acessórios de design e segurança. Estão disponíveis: calha de chuva, tapete de carpete, tapete para porta-malas, rede de porta-malas, moldura de porta, módulo de rebatimento de espelho para manobras (ré), trava elétrica em velocidade, alarme volumétrico e bolsa para animais de estimação. Em breve, devem compor a linha o módulo de fechamento dos vidros antiesmagamento e parafuso antifurto de roda, além de outros acessórios que estão em desenvolvimento para este modelo.

HONDA COMPLETA 50 ANOS DE BRASIL

Com três fábricas no Brasil, uma de motocicletas e duas de automóveis, a Honda completa 50 anos de Brasil com mais de 27 milhões de veículos entregues. A Honda no Brasil é a líder disparada no mercado de motocicletas e ocupa a 8ª posição entre as montadoras de automóveis. Parabéns para todo time da Honda.

MAIS VENDIDOS DE JUNHO

O Grupo Stellantis emplacou 7 de seus modelos no ranking dos carros mais vendidos em junho e uma de suas marcas, a Fiat, vendeu quase que o dobro da marca segunda colocada, a GM. Parece que o Grupo Stellantis está administrando melhor suas fábricas e tendo um melhor relacionamento com sues fornecedores porque esta produzindo bem enquanto outras marcas estão parando sua produção. O caso mais grave é do Chevrolet Onix que liderou o ranking com folga nos últimos anos e se estabeleceu por longo período como o mais vendido do Brasil e com a parada de produção terminou o mês junho apenas em 21º. Vamos ao top 10: 1º Fiat Strada 9.697 unidades; 2º Fiat Argo 9.382; 3º Hyundai HB20 7.609; 4º Fiat Mobi 7.529; 5º Jeep Renegade 7.504; 6º Renault Kwid 6.083; 7º Jeep Compass 6.046; 8º Fiat Toro 5.909; 9º Hyundai Creta 5.902 e 10º Fiat Cronos 5.404.