sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Mãe de aluna do CEL homenageia amiga com orquídea

Já dizia a música que ‘A amizade nem mesmo a força do tempo irá destruir’. No caso da psicóloga Maria Lucia Moreira e da paisagista Paola Polezel, da Rarish, a maneira de homenagear uma grande amiga falecida em junho, aos 42 anos, foi através de um gesto de amor e, também, ecologicamente exemplar: plantando uma orquídea.



- Em junho, no meu aniversário, ganhei uma orquídea. Aí, pensei em fazer a homenagem a esta grande amiga em comum, que tinha falecido alguns dias antes. Nossa amizade não parava na escola, éramos uma verdadeira família, íamos a festas, Natal, Réveillon. Como nossa amizade começou no CEL (Intercultural School), resolvi plantar a orquídea ali – recorda Lucia.


A amizade de Maria Lucia e da amiga homenageada teve início no CEL em função das filhas, que lá estudavam. Maria Luisa, de 16 anos, aliás, filha de Maria Lucia, é aluna do CEL há mais de 14 anos. Atualmente, ela está no 2º Ano do Ensino Médio.

- Também plantamos uma homenagem à minha filha, que sempre foi muito feliz no CEL.  Então, as duas orquídeas estão lá, em frente ao colégio – explica Lucia, para quem a Rua Henrique Cordeiro, onde mora e está localizado o colégio, tem um grande significado sentimental:

- Vim da Tijuca para a Barra em 1992 e foi nesta rua o meu primeiro apartamento, minha filha nasceu aqui na Barra, e o CEL é minha segunda casa – acrescenta a mãe de Maria Luisa.


A ideia da homenagem da psicóloga foi ao encontro do projeto que Paola desenvolve desde junho: Rua Florida, bairro feliz.


- É um trabalho de formiguinha que conta com a doação de orquídeas para decorar as árvores da rua JHC, em princípio. Passei a receber de toda vizinhança, dizendo às amigas : me dá que eu coloco nas árvores, cuido e em pouco tempo tudo vai ficar exuberante. Ganhou orquídeas, após a florada? Doa para o projeto, ao invés de deixá-las em casa. Temos tantas ruas bonitas que nos servem de exemplo, por que não cuidar da nossa? – questiona Paola, responsável por vários projetos paisagísticos   no Rio de janeiro e na Rua, pelo paisagismo do Estrela do Mar .


Se depender das duas amigas, não faltarão orquídeas e solidariedade no entorno do CEL.