sexta-feira, 27 de agosto de 2021

QUEM ACONTECE

Maria Helena Cantamissa 

Posse por aclamação da Diretoria do 31º Conselho Comunitário de Segurança 

No dia 25 de agosto de 2021, na sede do 31º BPMERJ, localizado à Avenida Salvador Allende nº 5500,  no Recreio dos Bandeirantes, reuniu-se  o CCS da AISP 31, com a presença dos Membros Natos, o Comandante do 31º BPM, Ten. Cel. Uirá do Nascimento Ferreira e dos Delegados da 16ª Delegacia de Policia,  Dr. Leandro Gontijo de Siqueira Alves e da  42ª, Dr. Luis Maurício Armond Camposo, sendo presidida pelo Comandante Uirá, para a Posse por aclamação da nova  Diretoria biênio 2021/2023. 

A mesa foi composta pelo Capitão Castelo do Barra Presente, Marcio Valente, representando o governador do Estado, sub-prefeito da Barra e Recreio Rafael Lima, Tenente Andressa do Recreio Presente, Comandante Ricardo Gomes do Corpo de Bombeiro (GBS),  Inspetor Isnaild da Guarda Municipal,  Delegado Luis Maurício, Comandante Uirá,   Ricardo Magalhães, Simone Kopesisnsky, o  advogado Marcos Soares, presidente da OAB Barra e o Capitão da PM Matheus Gustavo. 

Após a abertura, a ex-presidente Simone, que teve seu mandato prolongado devido à Pandemia (2018/2021), despediu-se com um emocionante discurso, relembrando da mãe, sua grande incentivadora, a quem devotou todo o seu carinho e amor eterno, com belíssimas considerações e muitos  agradecimentos.

O Coordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança,  Capitão da PMERJ Matheus Gustavo, falou da manutenção de uma presidência interina dos CCS durante a pandemia, em um breve histórico, iniciado desde a criação em 1999,  contando atualmente com mais de 60 conselhos espalhados por todo o estado. De acordo com ele, os CCS  são um importante canal institucional de interlocução com a sociedade, cujo objetivo principal é essa aproximação da sociedade com os membros natos e poder público de modo geral. Segundo o capitão, esse conselho é muito bem  representado, com pluralidades, exemplificando com a presença de  Marcio Valente (Instituto de Segurança Pública)  representante do poder executivo, denotando a grande importância do conselho, bem ainda, representantes de poder executivo municipal. Ressaltou  que dessa força podemos melhorar a segurança da região e finalizou elogiando Simone de maneira excepcional, com reconhecimento à sua pessoa extensivos a toda a diretoria. Exaltou que o 31º é exemplo de boa prática e uma referência no Estado, multiplicando suas boas práticas, principalmente em relação ao vídeo institucional que foi uma inovação.

Concluiu que não poderia faltar  nessa "eleição por aclamação e posse da nova diretoria", deixando expresso que tais pessoas se voluntariam em prol da coletividade, nenhuma tendo qualquer espécie de bônus; na verdade só responsabilidades e ônus de confeccionar atas, de cumprir os ritos que estão regulamentados, dentre outros afazeres. 

Segundo ele, o novo presidente, Ricardo Magalhães é um nome já conhecido, que com certeza, manterá o conselho que já é referência no Estado, multiplicando suas boas práticas. 

Ricardo Magalhães, emocionado, pediu um "segundo de reflexão", pela perda de dois grandes amigos, Azaury Alencastro e Monica Moerbec, bem ainda, que emanássemos energias positivas para todos os nossos irmãos que partiram dessa vida.  

E diante da importância do DECRETO nº 47.651 editado em 16 de junho de 2021, Ricardo fez questão de ler o Artigo 7º,  in verbis: 

Art. 7º - Os CCS terão por finalidade:

I - aproximar as instituições policiais da comunidade e vice-versa, de modo a restaurar a imagem e a restituir a credibilidade pública, transmitindo mais confiança e sentimento de segurança à população fluminense.

II - o trabalho consultivo, propositivo e de acompanhamento social das atividades de segurança pública e de defesa social, respeitadas as instâncias decisórias e as normas de organização da Administração. 

III - promover ações de segurança pública e de políticas transversais para a preservação da vida, através da mobilização social visando à colaboração e ao constante aprimoramento do sistema de segurança pública. 

IV - aprimorar o controle da criminalidade por meio do apoio daqueles que convivem mais de perto com os problemas no cotidiano. 

V - elevar o grau de entendimento da comunidade sobre a complexidade dos problemas relacionados à segurança pública, auxiliando, assim, a esclarecer à população o papel de cada instituição na busca por soluções. 

VI - discutir com os Delegados Titulares, das Unidades de Polícia Administrativa e Judiciária, com os Comandantes dos Batalhões da Polícia Militar ou com os seus representantes, a definição de prioridades na segurança pública, na área de atuação dos CCS. 

VII - fomentar programas de instrução e divulgação de ações de autodefesa às comunidades, inclusive estabelecendo parcerias, projetos e campanhas educativas para a redução da violência interpessoal. 

VIII - programar eventos comunitários que fortaleçam os vínculos entre a comunidade e as organizações policiais, e que destaquem o valor do esforço conjunto no desenvolvimento de ações preventivas contra a violência e a criminalidade.

IX - incentivar a integração entre os CCS e instituições públicas e privadas, cujas atividades exerçam influência na segurança pública. 

X - colaborar na identificação das deficiências de instalações físicas.

Leandro, o delegado da 16ª DP, se apresentou esclarecendo que é delegado há 20 anos  e que pretende deixar um legado. O delegado Dr. Luiz Maurício Armond, recém chegado à 42ª DP, apresentou-se como proveniente da 35ª e da  34ª (Bangu).

Morador da região, afirmou que trouxe uma equipe combativa, e que já efetuou levantamento da mancha criminal e da grandes demandas da região. Concluiu a sua fala, expressando que não se furta a atuar, tem empenho e força de vontade para combater a criminalidade e que dará as devidas respostas à comunidade, concluindo: - Contem com a 42ª!

Carlos Augusto Nogueira, Presidente da Comissão de Segurança Pública da ALERJ, de Renan Ferreirinha, Secretário Municipal de Educação, do Vereador Carlo Caiado, presidente da Câmara Municipal e um grande incentivador do  Barra Presente e Recreio Presente,  e de Representantes de Associações de Moradores como Bulhosa da AMAPLUC,  Tadeu da ABM, AmaVag,  AMAIL, AMORE e AMAR, foram prestigiar a posse.

O presidente Ricardo Magalhães encerrou a reunião com animador discurso e apresentação da nova diretoria, com a seguinte composição: Simone Kopesisnsky, vice-Presidente, Sônia Magalhães e Thamar de Araújo Gaiser, como 1ª e 2ª Secretárias, respectivamente, Maria Lucia Mascarenhas (diretora social), Luiz Alberto Melo Igrejas Lopes, Edson Reis e  Maria Helena Cantamissa no Conselho de Ética.  Ao final, conclamou:  "Esse é um momento de fazermos um pacto para que o Estado do Rio, a prefeitura, segmentos da Secretaria de Segurança Pública, Corpo de Bombeiro e a sociedade com o CCS, possam sair mais uma vez vitoriosos de tudo isso."