sexta-feira, 15 de outubro de 2021

COLUNA ESPAÇO MOTOR 

JOÃO MENDES 

FIAT ARGO DRIVE É O QUE MAIS VENDE



Testei o Fiat Argo Drive S-Design 1.3 2022 que tem motor Flex, 8 válvulas, que desenvolve até 109 cavalos com torque máximo de 14,2 Kgfm. Essa versão tem câmbio manual é bastante completa. No design destaque para o aerofólio traseiro na cor do veículo, os logotipos FIAT escurecidos e as rodas de liga leve de 15” também escurecidas. A central multimídia Uconnect tem tela de 7” sensível ao toque. A chave é do tipo canivete com telecomando, o ar condicionado é digital e tem Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida). O quadro de instrumentos tem tela de 3,5” e nele as informações padrão (velocidade, giros do motor, etc.), as muitas informações do computador de bordo e monitoramento da pressão dos pneus. Gosto muito da estabilidade do Argo que tem suspensão dianteira do tipo McPherson com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal e a traseira tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas helicoidal. Usei o carro só com gasolina e o consumo para esse combustível é 12,6 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada. A velocidade máxima só usando gasolina fica em 180 km/h. O Argo já tem um design muito bonito e os detalhes dessa versão deixam o carro mais exclusivo. A versão Drive 1.3 é a mais vendida do Argo e seu preço é R$78.290.

PRÊMIO TOP CAR TV CHEGA A 20ª EDIÇÃO

O TOP CAR TV reforça seu papel como uma das premiações mais importantes do setor automotivo. Neste ano, o evento contará com o 20º. PRÊMIO TOP CAR TV, com o 6º PRÊMIO TOP TRUCK TV, o 5º PRÊMIO TOP MOTO TV e o 8º FÓRUM TOP CAR TV, com palestras voltadas para o futuro propulsor do veículos. Para mensurar o impacto gerado pelo Prêmio TOP CAR TV nos diversos veículos de imprensa e redes sociais, foi firmada uma parceria inédita com a empresa global de monitoramento e avaliação de mídia Prime Research – Cision Insights. Os júris dos três Prêmios do TOP CAR TV 2021 são compostos por 39 jornalistas especializados no segmento automotivo, com décadas de experiência. Os júris incluem somente profissionais que atuam em televisão ou internet e que produzem matérias em vídeo. No dia 03 de novembro será divulgado a lista dos pré-qualificados dos prêmios Top Car TV, Top Truck TV e Top Moto TV 2021. No dia 20 de novembro os finalistas serão votados e em breve será definda a data para a "live" e o evento presencial de Apuração, Votação e Apresentação dos vencedores 20º. Prêmio Top Car TV, 6º. Prêmio Top Truck TV e o 5º. Prêmio Top Moto TV 2021

O ELÉTRICO RENAULT ZOE

Tive minha primeira experiência com o Renault Zoe que tem motorização 100% elétrica e gostei do carro. Antes com autonomia de 300 km a versão nova tem autonomia de 375 km o que é uma boa diferença. Além disso suas baterias podem ser recarregadas numa simples tomada domiciliar. Em breve vou contar detalhes desse elétrico que custa R$204.990 na versão de entrada intitulada Zen e $229.990 na versão Intense.

CERAPIÓ OU PIOCERA

O rally mais tradicional do Brasil vai completar 35 anos na próxima edição que acontece em janeiro de 2022. A prova tem dois nomes, Cerapió, quando larga no Ceará e chega no Piauí, e Piocerá quando larga no Piauí e chega no Ceará. A próxima edição será do dia 23 ao dia 28 de janeiro de 2022 largando no Ceará com passagem no Maranhão e chegada no Piauí. O idealizador da prova é o carioca Ehrlich Cordão que foi morar no Piauí com pouco mais de um ano e de onde não saiu mais. Um evento sobre o Piauí está acontecendo no Morro da Urca – Rio de Janeiro até o dia 18 de outubro. Organizada pelo SENAC a mostra tem várias barracas para mostrar coisas típicas e artesanato da região e não poderia faltar o espaço para divulgar o Rally Cerapió/Piocerá, que sem dúvida é o maior e mais tradicional evento esportivo do segmento no Brasil.