sexta-feira, 29 de outubro de 2021

COLUNA ESPAÇO MOTOR 

JOÃO MENDES 


                                     ZOE, O ELÉTRICO DA RENAULT




Testei o compacto Novo Renault Zoe E-Tech que é 100% elétrico. Seu motor desenvolve 135 cavalos e existem dois modos de condução. No modo normal a arrancada é de impressionar e no modo Eco ele arranca de uma forma mais branda e assim economiza a bateria. A velocidade máxima fica em 140 km/h. O câmbio é o E-shifter que possui uma pequena alavanca que volta para a posição Parking automaticamente ao desligar o carro. Nesse momento também aciona o freio de estacionamento elétrico. O Renault Zoe é do tipo “plug in”, tem que ser ligado na tomada para recarregar. Para recarregar as opções são os chamados recarregadores tipo wallbox que vão de 7,5 Kw ( carrega em 4:30h ) a 22 Kw ( carrega em 2:15h ) e ainda tem os postos de recarga rápida com sistemas de 50 Kw que recarregam em apenas 1:05h. Com a bateria completa a autonomia é de 385 km. Para entrar no Zoe é só se aproximar que a chave-cartão que as portas são destrancadas e depois são trancadas quando a chave-cartão se afasta do carro. O interior é caprichado e tem ótimo acabamento. A central multimídia tem tela de 7” sensível ao toque e através de cabo se pode espelhar a tela do smartphone. O painel de instrumentos é configurável com 10” e uma das informações mais importantes é a informação da autonomia. Para maior conforto tem piloto automático, sensor crepuscular, sensor de chuva e muito mais. O Zoe tem ainda câmera de ré, ar condicionado digital, 4 air bags e sensor de pressão dos pneus. Andando o carro é muito confortável pelo silêncio do motor, pela qualidade do som com 6 auto falantes e também pelo conjunto de suspensões que absorvem bem as imperfeições do asfalto. Renault Zoe E-Tech está sendo comercializado em duas versões. A Zen por R$204.990 e a Intense por R$229.990.

CHEVROLET APRESENTA S10 Z71

A versão mais cultuada por fãs de picape de estilo aventureiro acaba de estrear no país no modelo de maior sucesso histórico do segmento. É a Chevrolet S10 Z71, que tem motor 2.8L, turbo diesel, que desenvolve 200 cavalos, tem tração 4X4 e câmbio automático e seis velocidades. Ela se diferencia por um pacote de itens exclusivos e funcionais para trilhas fora-de-estrada. Seus pneus são All-terrain, tem central multimídia com tela de 7”, muita conexão, tecnologia e para segurança maior 6 air bags. A Z71 vem para ampliar o leque de configurações da S10. Seu propósito é fortalecer ainda mais a marca, trazendo um outro perfil de consumidor, ainda que ele também se identifique com os valores do campo ou enxergue a picape como parte do seu estilo de vida. Seu preço é R$260.490. Em breve vou testar essa novidade e contar tudo para meus leitores.

NOVA FERRARI ROMA VEM COM PNEUS BRIDGESTONE

A Bridgestone foi selecionada pela Ferrari como fornecedora de pneus para o mais recente carro GT da fabricante italiana, a Ferrari Roma. Com 620bhp e tração traseira, a marca tinha a necessidade de um pneu adequado ao desempenho do veículo, em pista seca e molhada. A colaboração com a Bridgestone permitiu que o inovador Bridgestone Potenza Sport fosse desenvolvido especificamente para atender os requisitos exclusivos da Ferrari Roma.

RENAULT LANÇA INÉDITO PLANO DE CARROS POR ASSINATURA

O Renault On Demand, inovadora solução de mobilidade da Renault para o mercado brasileiro, oferece uma nova opção que permite ao consumidor ampliar o valor do primeiro pagamento da assinatura e usufruir de parcelas reduzidas ao longo do plano, tendo, inclusive, um desconto de até 17% no valor total do pacote. Na nova opção de contratação, dependendo do valor da primeira parcela, o cliente poderá ter valores de mensalidade para um Renault Kwid Zen, por exemplo, de apenas R$ 207,69 ao mês (veja outras simulações abaixo). O plano permite ainda uma redução significativa no valor total do pacote contratado, dependendo do valor de primeira parcela aplicado e do período do plano. O sistema de assinatura com aumento do valor na primeira parcela já é adotado pela Renault em alguns mercados europeus. No Brasil, a marca é pioneira na oferta desta nova modalidade.

Correspondência para esta coluna: joaomendes@estudioj.com.br