domingo, 24 de outubro de 2021

QUEM ACONTECE

 

 Maria Helena Cantamissa 


                 Terceira Reunião do 31º Conselho Comunitário de Segurança   
O Marina Barra Clube da Barra da Tijuca, recepcionou o 31º Conselho Comunitário de Segurança, no dia 19 de outubro de 2021, com a presença do Comandante do 31º BPM, Tenente Coronel Júlio Cesar Veras Vieira, do Delegado da 16ª Delegacia de Policia,  Dr. Leandro Gontijo de Siqueira Alves,  Ricardo Magalhães, presidente do 31º CCS, Capitão Castelo do Barra Presente, Rafael Lima da sub-prefeitura da Barra e Recreio, Tenente Andressa do Recreio Presente,  anfitrião, presidente do Marina Barra Clube,,  Sub-Tenente Isnaild da Guarda Municipal,  Gerente Executiva da Barra da Tijuca e Recreio Marise Vieira e Tatiana Queiroz da Secretaria Estadual Assistência à Vítima, compondo a mesa.








O presidente  Ricardo Magalhães, cumprimentou a todos e após a exibição do vídeo institucional, a 1ª secretária Sônia Magalhães, convocou-nos para a execução do  Hino Nacional, momento mais esperado pelos cidadãos que têm a liberdade de  exercer a cidadania em toda a sua plenitude.  
O Delegado Gontijo salientou que os atuais índices da Barra, estão muito bons, comparados ao período pandêmico inicial. Acredita que a desordem urbana atual é causada pelo frenesi à volta de uma demanda reprimida, principalmente por se tratar de um lugar tão pulsante. Para ele, os órgãos de segurança pública estão em consonância, bem como,  com a maioria dos presidentes de associações de moradores, e os "militares são vistos o tempo todo na Barra", pois eles "se postam visivelmente". 

Tatiana Queiroz, delegada de Polícia Civil e atual Secretária Estadual Assistência à Vítima, esclareceu a importância do atendimento social e psicológico para vítimas da violência urbana e seus familiares desenvolvido pela secretaria desde 2019, principalmente  junto às vítimas indiretas do crime de feminicídio, contando atualmente com o programa que vai à residência dos vitimados, bem ainda, com a reinserção do vitimado à sociedade.  

Rafael Lima explanou sobre os imensos desafios atuais. Acredita nas ações contribuindo diretamente com a segurança pública e no diálogo entre o município e o estado para dar o devido atendimento à população. Conhece os graves problema da Rua Olegário Maciel, atuando firmemente na Operação na Olegário, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública.     

Rafael está ciente da problemática  da música ao vivo, sem o devido respeito ao DECRETO RIO nº 49467/2021 que determina a observância de horários de funcionamento para restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres e para estabelecimentos de entretenimento e diversões situados nos logradouros do Polo Jardim Oceânico de Gastronomia, Turismo e Lazer, na Barra da Tijuca, entre 7 (sete) horas e 2 (duas) horas de domingo à quinta-feira e entre 7 (sete) horas e 3 (três) horas do dia seguinte, de sexta, sábado e vésperas de feriados nacionais, estaduais e municipais.  

A coordenadora Marize Vieira, anunciou a Campanha de Vacinação Antirrábica, no dia 23 de outubro, de 9 às 17 horas, no Condomínio Barra Sul, Drive-Thru da Subprefeitura da Barra; na Praça do Pouso no Morro do Banco; CMS Harvey Ribeiro, Praça Tim Maia, e Parcão do Recreio; Associação de Moradores 9 de Julho, Escola Municipal  Pérola Byington e Escola Municipal Comunidade Vargem Grande; Escola Municipal Olegário Domingues em Vargem Pequena.  

O coordenador do Barra Presente, agradeceu a integração e as boas práticas da AISP, que agrega e compartilha informações, vez que alinhados,  estado, município e a sociedade civil, caminhando de uma forma frutífera.   

A Tenente Andressa, Coordenadora do Recreio Presente, que também agradeceu essa integração, que faz com que as ações fluam. Lembrou que em dezembro fará 2 anos a frente do programa no Recreio, com "um olhar diferenciado", aporte necessário e atuação forte das instituições, que estão atentos às particularidades dos bairros e findou disponibilizando seu número de celular de trabalho.   

O Inspetor da Guarda Municipal agradeceu o auxilio da 16ª e da 42ª, e o recente apoio do 31º BPM, em operação próxima ao Hospital Lourenço Jorge. Nesse momento foi  interrompido pelo presidente Ricardo, que expôs a insuficiência de contingente, as instalações inadequadas, conclamando que "isso tem que  melhorar, pois é necessário dar dignidade ao trabalhador". Isnaild, meio incabulado, silenciou-se. E finalmente invocou a população do Recreio para trazer as demandas, disponibilizando seu telefone (21) 98618-2353.  

Segundo o Comandante do 31º BPM, a Barra é uma caixa de ressonância para o resto da cidade, e ela merece uma ação multi-órgãos. Há a "vontade" e a Rua Olegário Maciel percebe essa "vontade de fazer" das forças de segurança, bem como, da prefeitura, que trabalham em conjunto e  integrados. Ponderou que nem sempre tem efetivo para ficar 24 horas no mesmo lugar. E diante do questionamento de um interlocutor, explicou que não pode tirar as pessoas da rua simplesmente. E que eventual problema identificado  em estabelecimento aberto após o horário do decreto, cabe à prefeitura fiscalizar. Encerrou sua fala, dizendo que espera bater as metas;  "profetizou" (com humor, gente!) que Rafael será nosso próximo prefeito, e lamentou  o assassinato do médico ocorrido na Barra da Tijuca.  

O presidente do CCS fez um registro da atuação do Rafael, pois no início desse mês, assistiu com alegria o içamento da banca de jornal localizada nos arredores do Bosque, onde meliantes ficavam escondidos e assaltavam transeuntes. Sugeriu que associações se reúnam para discutir o problema da Barrinha e estimulou Rafael para trazer a Secretaria de Meio Ambiente na próxima reunião, em virtude dos questionamentos atinentes ao "ambiente inteiro".  

Ricardo fez questão de ler em sua íntegra, a carta-mensagem do advogado Marcos Soares, encaminhada ao 31º CCS, onde o atual presidente da OAB Barra  enalteceu a importância do Conselho e informou que se ausentará das reuniões nesse período, em virtude de sua candidatura à reeleição da OAB Barra, em novembro.   

O anfitrião Dr. Afonso Rocha, presidente do clube e renomado cirurgião-dentista, agradeceu a presença e exacerbou a  importante da presença da sociedade nessas reuniões, ajudando-a a crescer quando leva as questões prejudiciais às autoridades para as devidas providências, trazendo benefícios a todos. Alardeou a função social do clube e concluiu a sua fala: "esqueçam o individual e pensem no coletivo".  Conde, coordenador de projetos da secretaria municipal de educação fez uma retratação ao Comandante, mas como estava muito fragilizado por problemas de saúde, mal se ouvia a sua fala, deixando aqui registrada a sua presença.  

O presidente Ricardo manifestou sua consternação com a morte do médico Claudio Marsili, ocorrida nesta data, lastimando a dor de seus familiares. Encerrando, informou que a próxima Reunião será no dia 23 de novembro de 2021. 

Para finalizar, essa colunista que vos fala, plagiará o slogan da PM: "Polícia Militar e Civil, Guarda Municipal, Barra e Recreio Presente, sempre a postos para servir e proteger"!