terça-feira, 16 de novembro de 2021

QUEM ACONTECE

 Maria Helena Cantamissa 

Frei Dino 
A espiritualidade da Ordem dos Mínimos, fundada por São Francisco de Paula a qual pertence Costantino Mandarino, é marcada pela humildade, a penitência e a caridade. 

Quem teve o privilégio de conviver com Frei Dino, reconhece imediatamente esses três carismas, impregnados em sua personalidade. 

 

Atualmente recluso, muito em parte pela pandemia que assolou o mundo, ele não se furta a receber os fiéis amigos na Casa Paroquial. Em seu quarto, celebra significativas missas impreterivelmente às 11 horas, diariamente. 

 

Nascido nessa data tão representativa para nós brasileiros, a proclamação da república, no ano de 1938, na Itália, esse calabrês, construiu laços indestrutíveis com a sociedade carioca.



                          Frei Dino e Afonso Campuzano 

Por onde se vá, algum ex-paroquiano tem sempre uma bela história para contar de sua convivência com o Frei, bem como, da impressão indelével deixada pela sua santa sublimidade. 


                                   Frei Dino  e Mauro  Magalhães 

Ordenado padre há 56 anos completados em fevereiro, exerce o sacerdócio, construiu fortes relações com Afonso Campuzano, Mauro Magalhães, Luiz Alberto Igrejas, Ney Suassuna, entre outros, que jamais esquecem a data de seu natalício. 

 

Frei Dino, congratulações de todas as pessoas as quais tiveram a vida transformada pela sua sublimidade, tolerância, ensinamento e espelho de vida cristã. 

 

- Parabéns, nosso pastor! Feliz aniversário!