terça-feira, 16 de novembro de 2021

SAÚDE

                             A Importância Da Ultrassonografia Mamária Para A Sua Vida! 

Quando falamos em exames para buscar um diagnóstico , a maioria das pessoas pensam na mamografia, o que acaba sendo o primeiro passo, porém, é na Ultrassonografia Mamária que teremos um diagnóstico mais assertivo e detalhado.

A ultrassonografia é o exame complementar mais importante no diagnóstico e para se certificar da necessidade, ou não, de biópsia, no caso de qualquer tipo de tumor.

Segundo o Dr. Alexandre Plaza, Médico especialista em diagnóstico por imagem, com atuação exclusiva em Ultrassonografia, enquanto a mamografia possibilita a visualização de todos os nódulos, ovais ou redondos, na ultrassonografia mamária conseguimos ter acesso à lesão cística; que é aquela que possui água, ou a sólida; que é composta por um conjunto de células. A ultrassonografia serve para diagnosticar também o espessamento do tecido mamário, as secreções nos mamilos, entre outras alterações.

A realização do exame é feita pelo transdutor, um aparelho que é encostado na mama, possibilitando ver as partes internas do local examinado, através da vibração dos tecidos causadas por ondas sonoras de alta frequência.

Normalmente, o exame de ultrassom de mama é pedido pelo mastologista ou pelo ginecologista, principalmente se já for notado algum caroço nos seios ou se a mamografia se mostrou inconclusiva. A atenção deve ser redobrada em casos de câncer de mama no histórico familiar.

“Para se fazer o exame não é necessário pré-requisitos e nenhum preparo específico, apenas se aconselha, no caso das mulheres, a realizar o procedimento depois do período menstrual, principalmente quando a paciente está sentindo muita sensibilidade nos seios, o que pode causar incômodo. Também não há contra indicações, podendo ser feito anualmente. O tempo de duração do exame está por volta de 15 minutos – explicou o Dr. Alexandre Plaza.

Os resultados da Ultrassonografia são colocados em ordem em até 6 categorias. São elas:

    • Categoria 0: Exame inconclusivo; deve se realizar outro exame.
    • Categoria 1: O exame apresentou resultado negativo.
    • Categoria 2: O exame mostrou alterações benignas.
    • Categoria 3: O exame apresentou alterações que podem ser benignas e que necessitam de acompanhamento até a realização de um novo exame 6 meses depois do primeiro.
    • Categoria 4: O exame apresentou nódulos suspeitos. Recomenda-se uma biópsia e refazer o exame.
  •  Categoria 5: O exame apresentou alterações muito suspeitas, com grandes chances de serem nódulos malignos, e a realização da biópsia se f
  • az necessária.
  • Categoria 6 : Quando o nódulo maligno é revelado no exame, confirmando o câncer de mama.

Há inúmeros casos em que o ultrassom de mama pode ser usado, por exemplo, em inflamações, traumatismos ou dores na mama, além do acompanhamento de nódulo benigno ou durante uma biópsia, para acompanhar o estado das próteses mamárias entre outras situações.

“O importante é que a mulher faça a visita ao seu ginecologista regularmente e não deixe de cumprir os exames de rotina anuais que certamente ele pedirá para cada faixa etária, os correspondentes! Importante ressaltar que a indicação para mulheres que nunca tiveram nenhum problema mamário é fazer ultrassom das mamas uma vez por ano a partir dos 25 anos.” - completa o Dr. Alexandre Plaza.

Cuide-se!

 

 

CRÉDITO:

Dr. Alexandre Plaza é médico, especialista em diagnóstico por imagem, com atuação exclusiva em Ultrassonografia (Habilitado em Ultrassonografia Geral, Ultrassonografia ginecológica e Obstetrícia, Doppler Geral e Periférico), pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina.  É proprietário da Ultrassonografia Dr. Alexandre Plaza, em Itaboraí. O Dr. Alexandre Plaza atende na cidade de Itaboraí-RJ

SITE: www.ultraplazaitaborai.com.br

Instagram: @ultradralexandreplaza