terça-feira, 28 de agosto de 2018

CIDADE DAS ARTES DEBATE QUALIDADE DE VIDA DA ZONA OESTE DO RIO


Segundo pesquisa realizada pelo Instituto do Coração Edson Saad, da UFRJ, o risco de um morador de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ter um AVC é dez vezes maior do que o morador da Gávea, na Zona Sul.  É a partir deste contraste tão marcante que a Cidade das Artes receberá, dia 29, a partir das 19h, mais uma edição do Zona Oeste Viva! O tema em debate, desta vez, será o Valor da Cultura e do Esporte para a Saúde Pública.
O evento reunirá com o médico Nelson Albuquerque de Souza Silva, diretor do Instituto do Coração Edson Saad (UFRJ); Vitor Pordeus, Professor Associado da Divisão de Psiquiatria Transcultural da Universidade McGill, em Montreal (Canadá);  a atriz Daniela Fontan; e professor em Educação Física, Flávio Marimba. 
Após o debate haverá performances artísticas de dois coletivos oriundos da Favela do Aço, comunidade onde a maior parte da população está em situação de risco social, localizada em Santa Cruz: o Missão Artística da Casa e a Trupe Anima Circ – Unicirco Marcos Frota 
A Zona Oeste é a maior população da cidade (41% dos cariocas vivem aqui), onde a Cidade das Artes é o maior equipamento público. Paradoxalmente, a região também lidera os piores Índices de Desenvolvimento Humano do Rio.