sábado, 15 de setembro de 2018

De Olho Na Barra


Operação de fiscalização fecha duas cozinhas que produziam quentinhas na Barra
 
Combater a venda irregular de alimentos manipulados nas ruas da Barra da Tijuca tem sido uma preocupação constante da equipe da Superintendência da Barra da Tijuca. A pedido do superintendente Flávio Caland, as operações têm sido constantes e rotineiras em várias regiões, especialmente na área da Península e orla da praia, onde o número de ambulantes é maior.

- Nossa preocupação é orientar essas pessoas e, principalmente, fiscalizar a venda desses produtos que podem causar problemas de saúde pública. Sabemos que há muitas pessoas desempregadas, precisando garantir renda, mas também temos que estar atentos ao que está sendo vendido, fazendo cumprir as normas de vigilância sanitária e da regulamentação tributária. Temos informações dos hospitais sobre o aumento dos casos de atendimento de infecção intestinal, provocados pelo consumo de alimentos que não foram devidamente manipulados. E diante de algumas apreensões chegamos à conclusão que esses vendedores não produzem as quentinhas, são meros vendedores, funcionários de um esquema maior, que produz essas quentinhas. Com base nas informações obtidas, foram fiscalizadas duas cozinhas que produziam quentinhas (no Itanhangá e na Gardênia Azul) e ambas foram fechadas por falta de documentos – explica o superintendente Flávio Caland.
Além do fechamento dessas cozinhas, a operação de ontem resultou na apreensão de 19 quentinhas, que foram descartadas e 18 caixas de morango que serão encaminhadas para doação; além de uma notificação aplicada ao veículo com venda de quentinha ilegal.
A missão contou com o apoio dos seguintes órgãos parceiros: GM-RIO/GGM / 4 IGM, SMS/VISA, SMF/CCU e PMERJ/31BPM.