quinta-feira, 13 de setembro de 2018

- SOCIAL & ETC.





        JOÃO MENDES 




     CANAL PRA SER FECHADO
Primeiro um pouco de história, o rio que leva as águas dos pés do morro do Corcovado, desde o Cosme Velho, passando pelas Laranjeiras e desembocando na Baía de Guanabara é o rio Carioca, que passou a dar nome aos habitantes que nascem na cidade.


Carioca, segundo os índios que habitavam a cidade, significa casa de branco. O rio Carioca, com toda sua representatividade, foi canalizado há muitas décadas. Agora vamos para o Jardim Oceânico que tem um canal fedorento na Rua  Gilberto Amado onde acabam jogando lixo. Não seria melhor canalizar esse rio e fazer uma ciclovia por cima dele ? Essa é a luta da AMAR, associação dos moradores da região e eu torço para que essa ideia se concretize. 

POR MAIS SEGURANÇA
O movimento Rio Alerta, representantes de associações, representantes de grandes condomínios e os comandantes do 18º e 31º Batalhões da Polícia Militar se reuniram no Hilton Hotel pra discutir a segurança na região. Foi apresentado projeto para centralização das imagens das câmeras de todos os condomínios, residenciais e comerciais, para uma central dando assim apoio a todos os órgãos de Segurança Pública. Através de um aplicativo para smartphones os associados também vão poder ter acesso as imagens e alertas de situações adversas em tempo real.  Esse sistema passa a ser uma ferramenta tecnológica para melhorar as condições de segurança para a população e turistas que visitam a cidade.

PELÍCULA ESCURA NOS VIDROS DOS CARROS, TÔ FORA !
Passei na porta da Delegacia de Homicídios da Capital, que fica na Barra da Tijuca, e com facilidade observei em seu pátio onze carros que estão lá porque fizeram parte de uma cena de homicídio. Uns com diversas perfurações de balas e dos onze, dez estavam com película muito escura nos vidros. Será que os ocupantes tinham necessidade de se esconder de alguém ? Será que foram abordados por marginais que sem enxergar o que se passava dentro dos carros acabaram fuzilando os ocupantes ? Se um marginal te abordar e não conseguir enxergar direito dentro do seu carro, por causa de película muito escura, é bom sair para fora do carro rápido porque se demorar ele pode pensar que você esta pegando uma arma e vai atirar. Outro problema é o sequestro relâmpago, se um marginal entrar dentro do seu carro, com você lá dentro, a película escura vai dar tranquilidade a ele para rodar por toda a cidade podendo praticar crimes e ninguém estará vendo um inocente lá dentro. Não recomendo essas películas de forma alguma, em vez de ajudar estão prejudicando.

ENERGIA SOLAR EM ALTA
O Brasil acaba de atingir a nova marca de 350 megawatts (MW) de potência instalada em sistemas de microgeração e minigeração solar fotovoltaica em residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos. O País possui atualmente 37.107 sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, que representam mais de R$ 2,5 bilhões em investimentos acumulados. Na região do Jardim Oceânico algumas coberturas já possuem o sistema e grandes condomínios empresariais estão adquirindo o sistema para as áreas comuns o que representa diminuição das cotas condominiais.

 correspondência para a coluna joaomendes@estudioj.com.br