sexta-feira, 12 de outubro de 2018

QUEM ACONTECE / EDIÇÃO ESPECIAL 1995 RETROSPECTIVA


Jornal Cidade da Barra - Um Jornal de Opinião
                         RETROSPECTIVA: 29 anos em 1 página





MARIA HELENA CANTAMISSA





A história do Jornal Cidade da Barra acompanhou o crescimento do bairro homônimo. Na realidade, o “Cidade da Barra” circulou inicialmente em formato de revista, quando foi idealizado em 1989, momento no qual a Barra crescia substancialmente, carecendo de um veículo que informasse e apresentasse prestadores de serviços aos condomínios e comércio em geral.


Os anos foram se passando e no ano de 1995 foi lançado o primeiro website da Internet a cobrir o bairro com conteúdo jornalístico e de serviços exclusivo para o morador da região. Mas somente três anos depois, a revista tornou-se o “Jornal Cidade da Barra” impresso em papel jornal, único a circular por essas bandas, no formado standard.


Por suas páginas passaram membros do executivo, legislativo e judiciário; presidentes de associações de moradores, artistas, desportistas, cidadãos comuns, enfim, uma plêiade bastante diversificada.

Inúmeras foram as edições históricas, como a Edição Especial de outubro de 1995, “Enfim o Fórum” contendo  entrevista bastante ansiada  com o então presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o Desembargador Gama Malcher, que garantia que “até o final do ano seguinte, a Barra teria seu fórum regional”.
Marcante e expressiva, a entrevista feita do mesmo modo pelo Diretor Presidente Afonso Campuzano com Eduardo Paes quando ele ainda era o subprefeito da Barra, contando apenas com 25 anos de idade.

Outra edição inesquecível foi em 04 de setembro de 2009, onde o Esporte Fantástico de Mylena Ciribelli contava em detalhes o 40º aniversário do milésimo gol de Pelé.


Nesse mesmo ano, o Jornal Cidade da Barra comemorou 20 anos de uma “história de amor à Barra”, marcada por grandes conquistas, amplo alcance de leitores e impressionante volume de serviços, recebendo seus leitores num bonito coquetel, na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, endereço efervescente do bairro, por sua relevante significância.


Como reconhecimento de um trabalho bem realizado, o jornal foi homenageado por instituições do porte do Rotary Clube Internacional, Lyons Club, Guarda Municipal, Câmara Comunitária da Barra,  ACIR - Associação Comercial e Industrial do Recreio, Carvalho Hosken Engenharia, dentre outras.


O impresso avançava por toda a Barra e adjacências, ultrapassava o túnel rumo à zona sul, parando na orla da Princesinha do Mar. No entanto, com a consolidação da internet, a multiplicação das redes sociais, os sites especializados em todos os assuntos, os inúmeros recursos de multimídia, transformando tudo que o jornalismo conhecia até então, o Jornal Cidade da Barra aderiu ao On Line”, sendo agraciado com o Troféu AIB de Imprensa, recebendo o Prêmio do Jornalismo Carioca na Mídia Internet, na categoria Destaques Especiais de 2012.


E assim, circulando ano após ano, de notícias trágicas às esperançosas; de anúncios grandes construtoras a martelinhos de ouro; de matérias sobre economia à gastronomia; de debates políticos às palavras de ordens da população, o  jornal completou 29 anos de existência! – Parabéns!


Mas hoje queremos comemorar não somente a Criatura, mas também o seu Criador: Eugenio Afonso Campuzano Martinez, que orgulhosamente declara: “o Cidade da Barra completará 29 ANOS dos quais, 23 como impresso. Mas, agora o que manda é a internet e, como sabem a própria Folha e o Globo reconheceram que a mídia impressa “já era”, e chegaram a se curvar para ela durante às eleições. A internet deu BANHO...”


Nostalgicamente me recordo que por ocasião de seu 21º aniversário, essa colunista que vos fala assim cumprimentou este veículo: 


“Amigo Campuzano,

Parabéns ao “Cidade da Barra”, um jornal de opinião!
Muito feliz a data da fundação do Jornal Cidade da Barra, pois além de festejar o dia das crianças, recebe a bênção especial de Nossa senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.
Acompanho há algum tempo, a trajetória desse veículo de comunicação que não só informa, mas busca transformar e aprimorar o ponto de vista de seus leitores.
Eclético, mostra todas as faces do bairro; criativo, apresenta todas as suas tendências; provocador instiga-nos a ousar mais. Em suma, um poderoso e verdadeiro agente multiplicador que agrada a todos pela objetividade, simplicidade e clareza de idéias.
Aficionada que sou pelo “VERDE”, percebo as atribulações que perpassam através de inúmeros textos de ferrenhos combatentes do meio ambiente. Em seu conteúdo, trava-se uma luta insana para manter as belezas naturais desse recanto maravilhoso que é a Barra da Tijuca, bem como, a busca de soluções para as suas mazelas. Vida longa à inteligência e sagacidade que tem um nome: AFONSO CAMPUZANO.”


E assim congratulamos ao Criador e à Criatura, sob as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil! E com a responsabilidade de um veículo sério e comprometido com os princípios republicanos, o estado democrático de direito, rogamos que no segundo turno, não tratem nosso amado país como uma Res.... pública!



Maria Helena Cantamissa