sexta-feira, 2 de novembro de 2018

CULTURA


CIDADE DAS ARTES SEDIA UM DOS PRINCIPAIS FESTIVAIS DE CULTURA DIGITAL DO PAÍS
A Cidade das Artes receberá, entre os dias 2 e 4 de novembro, o HACKTUDO, um dos principais festivais de cultura digital do país. O evento contará com painéis, palestras, oficinas, batalhas de robôs e corrida de drones, com entrada gratuita para amantes da área de tecnologia. Além de maratonas, haverá também uma Mostra Maker, uma Feira de Oportunidades, Oficinas para crianças, Espaço de Games.
A primeira edição aconteceu em 2014 apenas com um Hackathon (maratona de programação para o desenvolvimento de aplicativos e web). O número de atrações aumentou. A programação de painéis e palestras, o HACK CONFERENCE, antes com apenas um palco de debates, agora terá quatro espaços divididos por assuntos: HACKTECH (conferências com diversos representantes de empresa da área de tecnologia voltadas para o desenvolvimento de soluções digitais); HACKLIFE (laboratório de pesquisa e desenvolvimento na área de Blockchain e Inteligência Artificial); HACKTHINK (conjunto de painéis com especialistas e profissionais da área de inovação) e, VARANDA ITS (Laboratório de soluções para problemas sociais com participação do Plastik Bank).
 Além da tradicional Mega Hackathon (com duração de 36h), serão promovidas a Datathon (maratona de programação para colabores da DATAPREV) e a Gamethon (para desenvolvedores de games). Na Mostra Maker, o público poderá interagir e conhecer projetos criativos da cultura do “faça você mesmo”, de diversos segmentos: tecnologia, robótica, design, engenharia e impressão 3D. Tem ainda a Feira de Oportunidades, espaço com 40 stands interativos com exposição de produtos/serviços e oportunidades de vagas.
Para completar, a programação conta com uma corrida de drones, realizada em parceria com a Mirante Lab; uma Arena de Robôs, criada pela Robocore, onde acontecerão lutas de combate entre as máquinas; e a exposição “No Céu da Placa Mãe”, do fotógrafo Cafi, que expõe a relação da miscigenação entre o mundo real e o digital.