terça-feira, 29 de outubro de 2019

ANSIEDADE CONTROL





       LUCIENE CURY


No último artigo sobre o Mecanismo da Ansiedade, comentei que falaria sobre uma ferramentaque ajudaria a diminuir seu nível de ansiedade. Mas antes, preciso explicar como chegamos até ela.

A princípio, a saída para baixar os níveis de ansiedade é relaxar!


Nossos ancestrais não sabiam o que era “relaxar”, e ainda hoje em dia, temos muito que aprender. Concorda que ansiedade e relaxamento são incompatíveis? Isso acontece porque os sinais autônomos acontecem quando algo está errado e por isso, liga o alerta que precisamos lutar ou fugir, pois estamos sob forte ameaça.

A pessoa em crise de ansiedade ou ansiosa, desenvolve um medo do desconhecido, que a ameaça diariamente. Temos que descobrir se essa ameaça são situações reais ou imaginárias de coisas ruins, que a pessoa pensa. Isso gera desespero e vontade de fugir.

O ansioso vive na imprevisibilidade, portanto devemos aumentar a previsibilidade. E para isso deve-se visualizar, ou imaginar algo dando certo em vez de dar errado. Todos os transtornos mentais, têm como igualdade, a interpretação do medo.

Todo medo gera uma ameaça é então o cérebro diz: cuidado

Mas como fazer isso Lu?

Fernando Pessoa descreve:

“ As figuras imagináveis, tem muito mais relevo e verdade, do que as figuras reais”

Imagine que você está vendo a figura de uma maçã na tela do seu computador. Ela é apenas uma maçã, mas quando imaginamos a maça, você consegue sentir o gosto, como agora lendo, não é verdade?

A história nos mostra imagens nos porões de cavernas, desenhadas. Não havia na época a linguagem verbal, apenas a linguagem corporal, portanto, gravar as coisas, quando são visualizadas, é mais fácil por ser mais antigo no nosso cérebro, o ver e o ouvir.

Portanto, para diminuir seu grau de ansiedade, o segredo é a visualização meta.

Ao imaginar, nos damos vida as informações do que nas percepções. Lembra da maçã? Usamos essa técnica para gerar previsibilidade e diminuir a ansiedade.

A previsibilidade, é o que você precisa, para não ficar ansioso!

Se você consegue imaginar, e se ver dentro do cenário, e no contexto da situação desejada, quando chegar a hora de acontecer, só estará fazendo pela segunda vez, porque a primeira já foi feita e concluída no mundo mental e, portanto ficará muito mais fácil.

Atletas e empresários, usam essa técnica para combater a ansiedade. Eu mesma, uso essa técnica, quando vou fazer uma prova. Por exemplo, irei fazer a maratona de Nova York, e estou assistindo vídeos do percurso, a largada. Me vejo chegando. Quando eu estiver lá, já vi e passei por todas aquelas ruas!

O problema é que muitas pessoas são preguiçosas. Elas querem soluções mágicas ou remédios!

Bjs

EmagrSer03 Transforma :)

www.emagreser03.com