sexta-feira, 11 de outubro de 2019

COLUNA ESPAÇO MOTOR





      JOÃO MENDES  




                            MOTOGP NO RIO EM 2022

 Apesar de muito pessimismo, até de pessoas do setor que colocam piadinhas nas mídias sociais, o projeto do autódromo de Deodoro, Rio de Janeiro, esta caminhando como previsto. Segundo JR Pereira, CEO da Rio Motorsports, as obras começam em janeiro e já existe um time de peso que quer que o nome do novo circuito seja Ayrton Senna inclusive o Presidente da República Jair Bolsonaro. Com o título “Samba Time” o site da Dorna, organizadora do Mundial de Motovelocidade, que tem como categoria principal a MotoGP, postou com destaque o texto a seguir: O Rio Motorpark está previsto para ser concluído em 2021 e apresenta um layout de 4,5 km de sete curvas à esquerda e seis à direita, com um tempo de volta aproximado na MotoGP de 1 minuto e 38 segundos. Marcelo Crivella, Prefeito do Rio de Janeiro: “As notícias de que já temos uma primeira competição para a nova pista de corridas do Rio, o MotoGP, confirmado para 2022, representam um grande avanço para a nossa cidade. A construção da pista de Deodoro é um projeto espetacular, com um investimento extraordinário que irá gerar 7.000 empregos e fazer do Rio recuperar o papel de liderança em grandes competições. Vamos levar o desenvolvimento para uma região da cidade com muitas necessidades, que é a Zona Oeste, e estimular o turismo. Tudo isso sem a cidade colocar um centavo no projeto, já que todo o investimento será de responsabilidade da concessionária. ” JR Pereira, CEO da Rio Motorsports: “A Dorna era um parceiro extremamente leal em todas as conversas que tivemos. Agora que concluímos os estudos de impacto ambiental local e a comissão que analisará o assunto está em vigor, seguindo as políticas reguladoras do INEA (Agência Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro), foi possível formalizar um acordo que foi construído por mais de dois anos. Somos muito gratos a Carmelo Ezepeleta e sua equipe por termos realizado o sonho de trazer o MotoGP de volta ao Rio”. 
 
8º CONGRESSO FENAUTO EM SP
Nos dia 22 e 23 de outubro acontece em São Paulo o 8º Congresso Fenauto, maior evento do Brasil no setor de carros usados e semi novos. A plataforma Mercado Livre, que vende de tudo inclusive automóveis, vai participar e também será comemorado o 20º aniversário da Federação. O local será o Centro de Eventos Pro Magno na Av. Professora Ida Kolb, 513, Casa Verde, e maiores informações são encontradas no site www.congressofenauto.com.br
 
FATOS RELEVANTES

* Apresentado no Brasil no último Salão do Automóvel de São Paulo, o Suzuki Jimny Sierra será oficialmente lançado no Brasil em novembro. Produzida na fábrica de Catalão (GO) a 4ª geração do SUV compacto chega totalmente nova em três versões, incluindo duas com câmbio automático: Jimny Sierra 4YOU AT, Jimny Sierra 4YOU MT e Jimny Sierra 4STYLE. O motor é 1.5L de 108cv e 14,1 kgf.m de torque e a tração é a AllGrip Pro com reduzida e função LSD, que torna a transposição de obstáculos ainda mais fácil. Para garantir ainda mais segurança em qualquer situação, controle de estabilidade, além de Hill Hold (assistente de subida) e Hill Descent (assistente de descida).
* A Ford se uniu à startup de tecnologia Holoride e à Universal Pictures para criar uma experiência inédita de realidade virtual que mostra como será o entretenimento dos carros do futuro. Numa área especial da Universal Studios em Los Angeles, EUA, o público poderá embarcar no novo Ford Explorer 2020 e, usando óculos de realidade virtual, fazer uma viagem de aventura ao lado da Noiva de Frankenstein repaginada.
* A Porsche e a Boeing assinaram um Memorando de Entendimento para explorar o mercado da mobilidade urbana aérea premium e a expansão do tráfego urbano para o espaço aéreo. Com essa parceria, as duas empresas vão alavancar suas forças e conhecimentos únicos do mercado para estudar o futuro dos veículos de mobilidade urbana aérea premium. Como parte da parceria vão criar uma equipe internacional para abordar vários aspectos da mobilidade aérea urbana, incluindo análises do potencial do mercado para veículos premium e possíveis casos de utilização. A Boeing, a Porsche e a Aurora Flight Sciences, uma subsidiária da Boeing, estão desenvolvendo um conceito de um veículo totalmente elétrico capaz de decolar e aterrissar verticalmente. Engenheiros de ambas companhias, assim como as subsidiárias Porsche Engineering Services GmbH e Studio F. A. Porsche, irão implementar e testar um protótipo.
* No dia 10 de dezembro, acontecerá a 18ª edição do Top Car TV, em São Paulo. Durante o evento, ocorrerá também o 5º Prêmio Top Truck TV, 4º Prêmio Top Moto TV e 7º Fórum Top Car TV, com palestras voltadas às mídias sociais. Os júris das premiações contarão com a participação dos principais jornalistas especializados dos programas de televisão do segmento automotivo. Eu estarei no juri representando vários veículos de imprensa para os quais colaboro. Criado em 2002 por Paulo Brandão e Luiz Eduardo Santos, o prêmio tem o objetivo de tornar-se cada vez maior, com a responsabilidade de informar todo o setor, que representa 21% do PIB nacional com mais de 100 milhões de telespectadores e internautas. Desde a primeira edição, conquistou a credibilidade e relevância das assessorias de imprensa e de profissionais de marketing de todas as montadoras e importadoras de veículos automotores do Brasil. Eu estarei no júri representando vários veículos de imprensa para os quais colaboro.