terça-feira, 15 de outubro de 2019

“Dica sobre Rodas”




     Bruno Ventura



Como deixar o painel brilhando: comece pela limpeza
Alguns produtos são mais recomendados para deixar seu painel como se fosse novo. são eles: pano macio de microfibra, limpador de interiores, escova de dente, e polidor de painel. Muita gente gosta de preparar seu próprio polidor ou limpador de interiores, o que não é difícil. Por exemplo, você pode fazer um limpador de painel com um pouco de detergente neutro e água, não precisa mais do que isso. O polidor, você pode usar um silicone líquido, e terá um bom resultado. Nossa recomendação, porém, é usar produtos específicos para essas finalidades. Por quê? Porque esses produtos tem substâncias que além de proteger o material do painel, se fixam melhor ao material, garantindo que os resultados se manterão por mais tempo.

Adicione um pouco de detergente neutro em um balde cheio de água, umedeça seu pano de microfibra com esta água, e passe o pano no painel do seu carro. Esta ação irá levantar as partículas mais pesadas de poeira e sujeira, abrindo espaço para as próximas etapas. Certifique-se de torcer o pano para que ele não esteja pingando com água. Enxágüe e repita este processo até que seu painel esteja limpo.
         Limpa painel caseiro ou profissional: hora de usar!
Se seu painel já tem muito tempo sem receber uma limpeza e já está cheio de poeira e sujeira, você necessitará usar uma solução de limpeza interior mais caprichada para uma experiência profunda e intensiva de limpeza. Um desengordurante ou desinfetante podem ter bons resultados, se diluídos em água (proporção de 1 parte para 4 partes de água), mas a melhor solução é um limpador de painéis pronto para esse uso. Molhe o pano de microfibra e esfregue sobre o painel e console central.

Limpando botões e dobras do painel 
 Um monte de poeira e sujeira que entra no seu carro fica presa em cantos e dobras, e seu pano de microfibra não será suficiente. Pegue a sua escova, umedeça um pouco no líquido (mas cuide para não deixá-la pingando) e passe sobre os botões do painel, freio de mão, respiradouros, rádio, pedais, e quaisquer outras fendas e espaços onde a poeira e a sujeira possa entrar. Use um toque suave ao passar as cerdas sobre estas partes interiores para evitar riscar trechos delicados.
Renovador de painel automotivo: a hora do brilho!

Uma vez que seu painel estiver totalmente limpo, você pode adicionar um pouco de brilho para dar ao seu carro uma aparência de novo. Você pode usar o silicone e ir aplicando sobre o painel do carro, o que é uma boa solução. O problema é que o silicone vai sair rápido, e ele pode juntar muita poeira rapidamente. Por isso, o renovador ou polidor profissional é uma melhor opção. E é de fácil aplicação. Existem várias opções de polidor do painel com diferentes graus de brilho, do semi fosco ao brilhante. Você pode, portanto, escolher o tipo que se adapte às suas preferências perfeitamente.

Pulverize ou despeje uma pequena quantidade do polidor sobre um pano de microfibra limpo, e depois esfregue este pano sobre o painel.

Um pouco de azeite pode ser usado para dar um brilho ao seu painel também. Use um pouco em um pano, aplique sobre o painel, e depois passe um pano seco para remover o excesso. Se você está preocupado com possíveis problemas que o azeite possa provocar no painel, aplique sobre uma pequena área escondida. Se nada acontecer, pode aplicar feliz no resto do painel!

Cuidados extras para o painel do carro

Depois de usar este tutorial para limpar o painel do carro e deixá-lo brilhante, você não vai querer que seu painel volte ao seu estado deplorável. É por isso que você deve colocar um pano de microfibra extra em seu porta luvas, para que você possa limpar qualquer sujeira ou poeira que se atreva a grudar no seu painel.