terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Primeiro medicamento de Cannabis Medicinal está pronto para chegar às farmácias


GreenCare sai na frente e lança medicamento seguindo as exigências da Anvisa. Empresa aguarda

A GreenCare, empresa que mais cresce na prescrição de medicamentos à base de canabinóides, é a primeira empresa do setor de Cannabis Medicinal a ter seu portfólio de produtos pronto para a chegada nas farmácias brasileiras após aprovação pela Anvisa, o que deve ocorrer em meados de março. A empresa espera que produtos estejam nos pontos de venda no final do primeiro semestre.
O CEO da GreenCare, Martim Mattos, foi ao longo de 10 anos o homem forte das finanças na Hypera, antiga Hypermarcas, acumulando forte experiência em distribuição e posicionamento de produtos no varejo farmacêutico.“Estamos trazendo uma experiência inédita para o setor de Cannabis Medicinal no Brasil, que é um modelo de atuação altamente profissionalizado e idêntico ao da indústria farmacêutica”, afirma Mattos.
Os fármacos da GreenCare seguirão todos os critérios estabelecidos pela Anvisa. A proposta de regulamentação, aprovada em dezembro de 2019 pela agência, determina que estes medicamentos deverão ser vendidos exclusivamente em farmácias e drogarias, mediante prescrição médica.
A GreenCare disponibilizará nas farmácias brasileiras três linhas de medicamentos. O primeiro deles é o que contém em sua composição somente o cannabidiol (CBD) e seu uso será indicado para o tratamento da epilepsia. A linha Full apresentará THC no limite permitido pela Anvisa e a linha Duo terá na composição CBD e THC na proporção 10/1. A companhia informa que nesse primeiro momento será ofertado no mercado brasileiro apenas produtos em cápsulas. Em um segundo momento serão lançadas versões em óleo.
“Em um ano de atividade já conquistamos 30% de Market share no mercado de importação. Queremos replicar este resultado no varejo, mas com volumes muito maiores”, destaca.
Para alavancar as vendas no varejo, a GreenCare tem como estratégia seguir se posicionando como líder em educação médica continuada. “No ano passado oferecemos informação científica qualificada e educação médica continuada para 3500. Nossa meta para 2020 é atingirmos a marca de 9000 médicos” diz Mattos.
Atualmente a GreenCare está presente nos Estados de SP, RJ, PR, SC, RS e DF. “Até o final do ano nosso plano de expansão prevê presença em todos os estados brasileiros, em especial nas grandes cidades e capitais”, complementa.
Sobre a GreenCare
A GreenCare é uma das 13 empresas que receberam aporte de capital do  Greenfield Global Opportunities, um fundo canadense criado pelos brasileiros Martim Mattos (ex-Hypermarcas), Marcelo Marco Antônio (herdeiro dos fundadores do Hospital São Luis) e Nelson Cury (fundador da Geneseas, dona da marca Saint Peter). 
Sendo um dos maiores fundos 100% dedicado ao mercado de cannabis com capital de R$ 140 milhões, o Greenfield enxergou a oportunidade construir uma empresa para liderar o mercado brasileiro à base de canabinóides com uma abordagem diferenciada das demais empresas que já estavam em operação no Brasil. A GreenCare tem ainda como sócio o empresário Fabio Furtado.
Focada em educação médica baseada em evidências científicas, a GreenCare vem inovando e profissionalizando o mercado brasileiro de Cannabis Medicinal por meio de um modelo de atuação idêntico ao adotado pela industria farmacêutica.