quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

SOCIAL & ETC.





      JOÃO MENDES 


  
    A INOPERANTE CEDAE

Instalar dutos para transportar água pela cidade é fácil já retirar o esgoto é mais difícil, mais caro, tem que fazer tratamento, e o que faz a CEDAE ? Ela entrega água para todo mundo e fala que não tem como tirar o esgoto mas ela cobra a água e o esgoto na razão de 50% para cada item na sua conta, assim é fácil obter lucro. Em várias áreas da Barra da Tijuca e Recreio isso acontece e a CEDAE não faz nenhum investimento para retirar esgoto apesar de cobrar pelo serviço. Veja como exemplo a importante Av. Abelardo Bueno, o Boulevard Olímpico, onde os condomínios empresariais e residenciais foram obrigados a construir suas ETEs, Estação de Tratamento de Esgoto, e mantê-las o que é muito custoso. Praticamente no meio da Av. Abelardo Bueno tem um tronco coletor que poderia receber o esgoto desses condomínios mas a ordem na CEDAE é não gastar. Com isso ela esta com o caixa gordo para atrair compradores no processo de privatização. Só não esperava que no meio desse processo de venda de ações a água da Estação Guandu ( FOTO O Fluminense ) ficasse tão ruim e mal cheirosa com o esgoto que ela não recolhe.
 
MERCADO IMOBILIÁRIO CONTINUA MELHORANDO
E 2019 o mercado de imóveis residenciais começou a ter um aquecimento e neste início de 2020 é o mercado de imóveis comerciais que mostra sinais de recuperação. Na Barra da Tijuca, com tantos empreendimentos já construídos a recuperação é na venda de salas e lojas que já estão prontas e não na construção de novos. Com tantas boas oportunidades não dá para comprar nada na planta. Compre o que já esta aí no mercado e financie com as ótimas taxas que os bancos estão praticando.

AV. DO PEPÊ PRESERVADA
Muita gente preocupada com os blocos que desfilam na Barra da Tijuca mas a maior preocupação é com a Av. do Pepê mas fiquem tranquilos porque os blocos não vão passar por ela. Os blocos que desfilam pela praia da Barra só podem ir até a Av. Olegário Maciel.

BARRA PRESENTE DANDO UMA DURA
Assisti com alegria Policiais, que fazem parte do programa Barra Presente, conferindo os documentos de muitas pessoas nas ruas que ligam a Estação do BRT e a Estação do Metrô com a praia. É comum ver pessoas que saem destas estações em grupos falando alto e com som portátil ligado num volume exagerado. Tem que ter educação e não incomodar o próximo.

 correspondência para a coluna joaomendes@estudioj.com.br