sexta-feira, 8 de maio de 2020


ESPAÇO MOTOR 
Joao Mendes

OS ACONTECIMENTOS DE UM ABRIL INESQUECÍVEL

Como o isolamento das pessoas em suas casas só pegou metade do mês de março foi com os dados do mês de abril completo que podemos avaliar os estragos desta pandemia no mercado de veículos. Veja alguns números a seguir e outras questões relevantes que aconteceram em abri.
* Segundo a FENABRAVE os emplacamentos caíram 73,5% no mês de abril. Já as vendas caíram 73,5% em relação ao mês de abril de 2019.
* A plataforma Auto Avaliar fez pesquisa com 3.200 concessionárias e 30 mil lojistas multimarcas e o resultado indicou uma queda de 62,58% na venda de semi novos e usados em abril de 2020.
* O Estado de São Paulo que representava 25,3% do mercado brasileiro em abril só teve 0,9% das vendas por causa do comércio todo fechado.
* Em abril de 2019 foram comercializados 339.388 veículos entre carros, comerciais leves, utilitários, caminhões e ônibus e em abril de 2020 apenas 89.692 voltando ao patamar de 14 anos atrás.
* Se computarmos só as vendas de carros de passeio e comerciais leves nós voltamos ao patamar de 1992.
* A Chevrolet fez um feito inédito com o hatch Onix mantendo a liderança do ranking nacional com apenas 3.619 unidades comercializadas (em fevereiro foram 17.652). Também teve o sedan mais vendido, o Onix Plus, terceiro no ranking com 2.223 unidades, e o Novo Tracker 

lançado em março, foi o SUV mais vendido do Brasil ficando em 7º no ranking nacional 1.395 unidades.
* Em abril o mercado de motocicletas voltou ao patamar de 24 anos atrás.
* O Brasil teve 43 fábricas paradas que empregam 120 mil trabalhadores mas as fábricas de caminhões e ônibus já voltaram as suas atividades.
* As locadoras de automóveis receberam de volta tantos carros que tiveram que alugar espaços em estacionamentos de super mercados e de prédios empresariais para guardar os veículos.
* O preço da gasolina diminuiu em todo mundo com a queda do preço do barril de petróleo mas essa queda não pode acontecer no Brasil com a mesma proporção se não o preço da gasolina vai ficar muito próximo do preço do etanol e assim ninguém usaria o etanol em seus carros porque com ele um veículo roda aproximadamente 30% a menos do que com gasolina. O preço da gasolina não desce o que deveria por pressão junto ao governo da indústria do etanol.
* Algumas montadoras colocaram seus mecânicos e oficinas para consertar respiradores.
* A Volvo pegou sua frota de veículos que normalmente atende a imprensa, marketing e outros e emprestou para órgãos que estavam se empenhando em salvar vidas.
* A Audi apresentou seu SUV 100% elétrico, o e-tron, numa conferência on line e o carro está disponível para venda com preço promocional de R$459.990.
* A Volkswagen apresentou, também numa conferência on line, o VW Play que é a plataforma de conectividade e entretenimento que vai equipar seu próximo lançamento que é o SUV compacto Nivus. Segundo a Volkswagen o lançamento do Nivus esta mantido para o final de Junho.
* As montadoras foram ágeis e lançaram campanhas para divulgar compras on line, financiamento com condições especiais com algumas parcelas pagas pela própria montadora, prorrogação de prazos de garantia, entrega de veículos na casa do cliente com higienização completa e muito mais. O cliente nunca foi tão bajulado.
* Uma notícia boa foi a redução em aproximadamente 30% de roubos de veículos e teve até uma semana que o índice de roubo de cargas no Rio de Janeiro foi 0%.
* A melhor notícia do período é que o número de acidentes e de vítimas fatais diminuiu consideravelmente. Nas estradas do Estado de São Paulo a redução foi de 30%.