sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

COLUNA ESPAÇO MOTOR

João Mendes  

HONDA CB 250 TWISTER 2021 TEM NOVOS GRAFISMOS

A Honda CB 250F Twister completou cinco anos de mercado comemorando a liderança nas vendas de seu segmento. As mais de 175 mil unidades do modelo vendidas desde o lançamento em sua versão 2015, confirmam a superioridade desta naked, que mistura a economia e praticidade típica das utilitárias da Honda, com o desempenho e design desde sempre associado à prestigiosa sigla "CB".
Ela é capaz de satisfazer necessidades tanto de novatos - que muitas vezes a escolhem como primeiro degrau em suas trajetórias de motociclista - como atender usuários experimentados, que buscam uma motocicleta de desempenho consistente, adequada ao uso urbano e rodoviário, mas com economia de exercício reduzida. Na versão 2021, o modelo permanece com duas versões: a CB 250F Twister ABS e a CB 250F Twister CBS. A novidade fica por conta das atualizações nas linhas de grafismos que reforçam o nome Twister no tanque e cilindrada na rabeta, comuns em ambas versões, além das novas opções de cores. Outro diferencial da linha CB 250F Twister é oferecer sistemas de freio diferentes, ABS e CBS, ambos totalmente capazes de garantir excelente performance em termos de segurança. A versão ABS traz o sistema eletrônico de frenagem que impede o travamento das rodas, reduz a possibilidade de perdas de aderência e maximiza a eficácia dos freios, oferecendo espaços de parada mínimos em qualquer condição de piso, seco ou molhado. Já a versão de entrada CBS é equipada com um sistema de frenagem no qual o pedal do freio atua não apenas na roda traseira mas também direciona parte da ação frenante à roda dianteira. É o CBS - Combined Brake System - uma tecnologia de segurança especialmente adequada para motociclistas sem grande experiência ao guidão. Rodas de liga leve aro 17 polegadas tem pneus radiais, medidas 110/70 na dianteira e 140/70 na traseira. O motor OHC monocilíndrico 4 tempos, arrefecido a ar e com quatro válvulas, tem exatos 249,5 cm3, alimentação por injeção eletrônica PGM-Fi e tecnologia FlexOne. A potência máxima é de 22,4 cv (gasolina) e 22,6 cv (etanol) a 7.500 rpm. O torque alcança 2,24 kgf.m (gasolina) e 2,28 kgf.m (etanol) a 6.000 rpm com ambos combustíveis. Detalhe importante de praticidade é a capacidade do tanque de combustível, de 16,5 litros, que permite ao modelo uma grande autonomia. A Honda CB 250F Twister ABS 2021 será oferecida nas cores cinza fosco, com preço público sugerido de R$ 16.990,00 e vermelho e preço público sugerido de R$ 16.690,00. Já na Honda CB Twister CBS 2021 as opções de cores são o azul perolizado, prata metálico e vermelho e preço público sugerido de R$ 15.790,00. Ambas versões têm 3 anos de garantia sem limite de quilometragem, mais sete trocas de óleo gratuitas.

DOCUMENTOS DE REGISTRO E TRANSFERÊNCIA 100% DIGITAIS

Todos os documentos de trânsito no Brasil agora são digitais. Os únicos documentos de veículos que ainda eram emitidos em papel migraram para a versão digital na última segunda-feira, 4, o registro de veículo (CRV), licenciamento anual (CLA) e o comprovante de transferência de propriedade (DUT). Os documentos sofreram modificações para atender à Resolução 809, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que previa a digitalização. O CRV e o CLA foram integrados ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) e o DUT se desvincula do CRV e se transforma na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e).

VOLVO CAR BRASIL BATE RECORDE

A Volvo Car Brasil tem um dos melhores anos de sua história e fecha 2020 na vice-liderança isolada no segmento Premium, com mais de 750 veículos à frente da terceira colocada. Outro destaque da marca sueca é a participação entre os veículos híbridos. A Volvo alcança mais de 63% entre todos os eletrificados plug-in vendidos no Brasil e mais de 50% entre os híbridos e elétricos do segmento premium. No total, a Volvo emplacou 7.716 veículos em 2020, com 17,6% de share. Entre os SUVs, a Volvo é líder isolada com o XC60 (31,2%) e o XC90 (18,5%), em seus respectivos segmentos. No comparativo de 2019 para 2020, a marca cresceu mais de três vezes em vendas de veículos híbridos, alcançando 3.216 unidades comercializadas no Brasil.

CHEGOU A HORA DE PAGAR O IPVA

Com a cobrança do IPVA (Imposto sobre Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) já iniciada, os proprietários de veículos precisam escolher se a alíquota obrigatória dever ser paga à vista com desconto ou parcelada. A primeira opção, inclusive, pode ser um bom negócio para os contribuintes que têm a quantia guardada para quitar o IPVA de uma só vez, já que o parcelamento só seria interessante se a taxa SELIC estivesse com rendimento superior a 2% ao ano, o que corresponde a um rendimento de 0,16% ao mês. Na avaliação de Veridiana Lopes, educadora financeira formada pela DSOP, especialista em planejamento financeiro pessoal e criadora do Economia Diária, o pagamento à vista do IPVA só vale a pena se o contribuinte tiver dinheiro sobrando, além da reserva de emergência. "O desconto de 3% (no pagamento à vista do IPVA) pode parecer um valor baixo, olhando apenas essa economia. Mas, gosto de ter uma visão do ano inteiro: com pequenas atitudes a economia no final do ano pode ser gigante", destacou a especialista.

JEEP VALORIZA SEU USADO

Pelo 5º ano consecutivo a Jeep é a marca líder no segmento dos SUVs e para continuar no topo e ao mesmo tempo proporcionar uma facilidade a mais para os apaixonados pela marca adquirirem os modelos, a Jeep já inicia o ano novo anunciando uma grande oferta. Vai pagar o valor de 100% da Tabela Fipe em veículos seminovos na compra do Jeep Compass ou Jeep Renegade 20/21 zero quilômetro. Essa promoção vai até o dia 04 de fevereiro.