quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

GERAL - Segundo pedido de impeachment contra Trump pode postergar ações do Governo Biden

Republicanos podem usar o pedido para atrasar pauta do presidente eleito

Um novo pedido de impeachment contra o presidente americano Donald Trump foi protocolado ontem na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, com a acusação de incitação à violência na invasão do Capitólio por apoiadores do presidente, na semana passada. Caso passe pela Câmara, o pedido deverá ser aprovado por dois terços do Senado. Essa é a segunda tentativa da oposição democrata de depor o presidente republicano derrotado nas eleições de 2020. Trump é o primeiro presidente da história americana a passar por mais de um processo de impeachment.

Para Denilde Holzhacker, professora de Relações Internacionais da ESPM SP, o Senado pode decidir não julgar o pedido até a posse do presidente eleito Joe Biden, em 20 de janeiro, o que traria consequências para o início do governo democrata. “Essa possível postergação  pode ter várias implicações para o início do governo Biden. Primeiro, o Senado pode usar o pedido para não avançar nas sabatinas necessárias para a formação do novo gabinete. Em segundo lugar, os republicanos podem evidenciar ao eleitorado a diferença entre o discurso e a prática democrata. Biden foi eleito prometendo unir o país, enquanto seu partido busca o segundo impeachment do opositor”, afirma.

De acordo com Denilde, o objetivo do novo pedido de impeachment - tão próximo da posse de Biden - é dar uma resposta dura a Trump em suas investidas contra o sistema democrático americano. “A aprovação na Câmara dos Deputados seria importante para sinalizar a força das instituições frente a tentativas de desestabilização. Caso os republicanos no Senado aceitem seguir com o julgamento rapidamente, reforçarão o discurso do Biden de união suprapartidária para a defesa da democracia”, afirma.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em oito campi - quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.