sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 

ANDEI NA ULTRA, A VERSÃO TOPO DE LINHA DA FIAT TORO


Testei a Fiat Toro Ultra que tem motor 2.0 
Multijet II, turbo diesel com intercoolerinjeção direta Commom Rail, que desenvolve 170 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque. O câmbio é automático de 9 velocidades com as borboletas atrás do volante para as trocas manuais. O volante é multifuncional e através dele se acessa o sistema de som, computador de bordo e muito mais. Essa Toro possui sistema 4X4 com reduzida e aturou muito bem estradas na região de Miguel Pereira e Vassouras. Essa versão tem uma cobertura rígida na caçamba denominada Dynamic Cover que abre para cima e se sustenta através de amortecedores. Essa cobertura é removível mas precisa de um certo tempo para retirá-la e as portas da caçamba, que se abrem em duas partes para trás. Essas portas não conseguem vedação completa deixando passar água e poeira mas existe um acessório, uma espécie de bolsão ( Cargo Bag Mopar ) quase do tamanho da caçamba, com fecho, para guardar objetos com mais proteção. Muito completa e com ar mais sofisticado tem luzes de LED, muita conectividade e um santantônio bem desenhado. Andando na cidade a sensação é de ser estar num SUV pelo bom espaço da cabine, pelo conforto, pelos equipamentos e pelo luxo do acabamento. Tomadas USB tem uma no console da frente e outra, também no console, virada para o banco traseiro junto um uma tomada 12v. A multimídia Uconnect tem tela de 7 polegadas onde se monitora o navegador GPS com dados de tráfego e alerta de radares. Nesta tela é que aparece a câmera de ré, as informações do som e onde se espelha a imagem do smartphone. A versão Ultra é a mais equipada da gama e vem com todos os opcionais da Toro Rach mais o santoantônio integrado, Dynamic Cover, assentos em couro preto bordado, espelhos externos pretos, estribo lateral, para-barro e engate para reboque. Além disso tem itens exclusivos que os logotipos Ultra externos, internos, bordados nos bancos, tapetes em borracha e cargo Bag MOPAR. Fazia tempo que eu não exigia tanto de um carro como fiz com essa Fiat Toro Ultra. Peguei trânsito na cidade do Rio de Janeiro, estrada asfaltada, Rodovia Presidente Dutra, com média mais alta de velocidade mais retomadas e ultrapassagens, a serra de Miguel Pereira que está bem asfaltada com trechos mais íngremes e curvas fechadas, estrada de terra de Paty do Alferes até Massambara (Vassouras), e ainda trechos de uma estrada de terra de fazenda com muitas imperfeições usando a tração integral e a reduzida. Essa Toro se mostrou valente ao mesmo tempo que entregou conforto e economia. Na cidade ela faz aproximadamente 10 km/l. Na estrada consegui 13,7 km/l segundo o computador de bordo que tem muita informação e até a pressão dos pneusProduzida na fábrica de Pernambuco do atual Grupo Stellantis, que surgiu com a associação da Fiat Chrysler (FCA) e a Peugeot Citroen (PSA), a Fiat Toro tem a mesma plataforma do modelos da Jeep Renegade e Compass e a versão Ultra tem preço de R$181.490.