segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

CULTURA - 30/01 - Dia do Quadrinho Nacional: Primeira HQ nacional que fala sobre o Islam, Khalil segue encantando pessoas de todas as religiões

Khalil é um pré-adolescente brasileiro e muçulmano. A cada edição do gibi, vive diferentes aventuras com sua turma - sempre permeadas de ensinamentos

30 de janeiro é o Dia do Quadrinho Nacional, oportunidade para a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS relembrar a primeira HQ brasileira que fala sobre o Islam: o gibi Khalil.

Khalil é um pré-adolescente brasileiro e muçulmano. A cada edição do gibi, que já teve, até o momento, seis edições, ele vive diferentes aventuras com sua turma – sempre permeadas de ensinamentos, inclusive sobre o Islam. O gibi foi o caminho adotado pela FAMBRAS para combater estereótipos, preconceito e desinformação sobre a religião islâmica junto a crianças e pré-adolescentes.

“Todos os temas trabalhados são atuais e urgentes. Já falamos sobre intolerância religiosa, a importância da solidariedade e o impacto do lixo urbano, entre outros”, diz Carlos Dias, Diretor de Comunicação da FAMBRAS. “São conteúdos que promovem importantes discussões nos ambientes familiar e escolar”.  

De acordo com Dias, o gibi caiu no gosto não só das crianças e pré-adolescentes, mas também de educadores e famílias inteiras. “Já distribuímos mais de 50 mil exemplares desde o lançamento da publicação, que é traduzida para o árabe e o inglês. Também disponibilizamos de forma on-line pelo link http://fambras.org.br/khalil”,  completa.

Na produção do “Khalil”, além da equipe de comunicação da FAMBRAS, o diretor conta com o talento do roteirista Romahs Mascarenhas, da ilustradora marroquina radicada no Brasil, Malika Dahil, e de Eunuquis Aguiar.

 Sobre a FAMBRAS

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil - FAMBRAS, foi criada há 40 anos. Atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático. Dentro destas esferas, desenvolve projetos que contemplam a divulgação do Islam e ações educacionais, culturais e assistenciais - tanto em benefício dos muçulmanos como das comunidades carentes do Brasil. Outras preocupações da FAMBRAS são ajudar a manter vivas as práticas do Islam e combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.

O trabalho da Federação conta com o reconhecimento de renomadas instituições nacionais e internacionais. O apoio da FAMBRAS Halal - a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979 – tem sido determinante para a concretização e ampliação dos projetos a cada ano. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para países islâmicos.