sexta-feira, 9 de abril de 2021

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES 

STELLANTIS TERMINA PRIMEIRO TRIMESTRE NA LIDERANÇA

Tenho certeza que muita gente que vai ler este título vai se perguntar: “O que é Stellantis” ? É verdade, muita gente ainda não sabe que o Grupo FCA se juntou com o Grupo PSA. Stellantis é o resultado dessa união e aqui no Brasil reúne as marcas Fiat, Chrysler, Jeep, RAM, Peugeot, DS, Citroen e a Mopar de acessórios exclusivos para essas marcasDe janeiro a março, as vendas do grupo totalizaram 144.474 unidades, o equivalente a 29% de participação de mercado no período. A marca Fiat liderou as vendas nos três meses do ano e encerrou o trimestre com 102.423 veículos emplacados, com 20,5% de participação de mercado acumulada. A marca Jeep mantém-se na liderança entre os SUVs, com 22,8% das vendas do segmento, e encerrou o primeiro trimestre com 33.999 unidades vendidas, o equivalente a 6,8% de participação de mercado. A marca Peugeot alcançou 4.631 unidades vendidas no trimestre (0,9% de participação de mercado) e Citroën contabilizou 3.058 veículos emplacados, com 0,6% de participação nas vendas totais. A marca Ram emplacou 470 picapes, resultado 21,76% maior do que no primeiro trimestre de 2020. O carro mais vendido no primeiro trimestre de 2021 é o Fiat Strada



com 28,870 unidades comercializadas. A Strada foi renovada e a versão cabine dupla passou a ter 4 portas. No ranking dos 10 mais vendidos o Grupo Stellantis tem 5 de seus modelos.

MESMO COM LOJAS FECHADAS VENDA DE SEMINOVOS TEM ALTA

As revendedoras de carros seminovos, assim como outros setores do comércio não essencial, voltaram a fechar as portas em março para conter o avanço do novo coronavírus. O vai e vem no fechamento do comércio, no entanto, promoveu mudanças criativas na forma de atender o consumidor que tem o desejo de comprar um carro. O setor de seminovos não só foi um dos que mais reagiu ao cenário de crise instalada no país, como vem se destacando nas vendas. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), a transação de veículos usados comerciais leves em março (915.537 unidades) foi 4,48% maior do que de fevereiro (658.893 unidades), mas se comparado ao mesmo mês de 2020 o aumento foi de 38,95%.

VOCÊ CONHECE O DGR ?

Comemorando uma década de pilotagem elegante em prol de uma causa social importante, a Triumph e o Distinguished Gentleman's Ride (DGR) unem forças pelo oitavo ano consecutivo reunindo motociclistas clássicos e motocicletas vintage pelo mundo no próximo dia 23 de maio. O evento deste ano marca o seu 10º aniversário e já arrecadou US$ 27,45 milhões desde a primeira edição. A Triumph Motorcycles tem apoiado, com orgulho, o DGR nos últimos oito anos. Neste período, reuniu mais de 300.000 entusiastas de motocicletas clássicas para ajudar a arrecadar fundos e conscientizar sobre o câncer de próstata e a saúde mental masculina. Em função das restrições em constante mudança em cada cidade e país do mundo, o formato do DGR para 2021 variará conforme o local em que cada passeio será realizado. Ele incluirá uma mistura de eventos seguros contra a Covid-19 com somente rota ou pilotagem solo. Para informações sobre como os passeios próximos a você serão realizados, acessgentlemansride.com.

ELÉTRICO MAIS VENDIDO DE 2021

Embora os números não sejam totalmente confiáveis, desde 2018, o Tesla Model 3 é o automóvel elétrico mais vendido no mundo, totalizando cerca de 700 mil unidades. Mas 2021 começou com uma surpresa: enquanto foram vendidas cerca de 35 mil Tesla Model 3 em janeiro e fevereiro, o Hong Guang, um pequeno veículo chinês, teve 56 mil unidades vendidas. O Modelo 3 fabricado na China custa a partir de US$ 39 mil, contra os US$ 4.500 do Hong Guang, que tem autonomia de 170 quilômetros, velocidade máxima de 100 km/h, e pesa 650 quilos. São carros diferentes, o que leva a preços diferentes: a autonomia do modelo básico do Tesla chega a 400 quilômetros, sua velocidade máxima é 225 km/h e pesa 1.600 quilos, sendo maior e mais confortável. O carrinho é produzido por uma estatal chinesa, a Wuling, em parceria com a General Motors; essa parceria indica que a empresa americana deve estar buscando ganhar experiência para, em seguida, atacar o mercado americano e como tem sido comentado, o europeu.