quinta-feira, 6 de maio de 2021

SOCIAL & ETC.


JOÃO MENDES 


CONVIVA AMÉRICAS SHOPPING VAI VIRAR ATACADISTA



Inaugurado em 2013 para ser um shopping de vizinhança o Conviva Américas Shopping, Av. das Américas, 900, está encerrando suas atividades. A academia Smart Fit já avisou a seus clientes que fecha as portas no final de maio e todas as lojas também devem fechar nos próximos dias inclusive Centauro e o super mercado Pão de Açúcar. De propriedade da GPA Malls o espaço vai virar um Assaí Atacadista, empresa que pertence ao mesmo grupo, e vem para brigar com o Atacadão, que pertence ao Grupo Carrefour, que abriu na Av. Ayrton Senna onde foi o Makro. A briga de preços entre o Assaí e o Atacadão pode trazer vantagens para o consumidor.

ODEBRECHT OBRIGADA A ACERTAR AS CONTAS

O nome Odebrecht ficou bastante “queimado” com a operação “Lava jato” e a Odebrecht Representações, que nasceu para construir imóveis para o consumidor final, passou a ser denominada de OR. Pois bem, a OR construiu o condomínio residencial Essence, na região da Av. Abelardo Bueno, e ainda tinha 81 apartamentos que resolveu vender para um fundo. Só que para vender o fundo exigiu que as contas estivessem em dia e a OR não pagava, há alguns anos, as mensalidades da associação que toma conta da área, da manutenção da estação de esgoto, das margens da lagoa e outros serviços. Para colocar a vida em dia teve de pagar R$421.790 para a associação mais as despesas com advogados.

VEGETAÇÃO DA ORLA RECUPERADA

Essa orla que vai do quebra mar da Barra da Tijuca até a Praia da Macumba vale ouro. Durante a pandemia tem sido muito usada pelos moradores para se exercitarem com o distanciamento necessário. Durante esse período fiz caminhadas quase diárias e acompanhei o trabalho de recuperação da vegetação de restinga uma demanda antiga dos moradores. A recuperada foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Subprefeitura da região. Parabéns para o Vereador Carlo Caiado, que sempre lutou pelas demandas da região, e para o subprefeito da Barra Rafael Lima.

correspondência para a coluna joaomendes@estudioj.com.br