quinta-feira, 27 de maio de 2021

SOCIAL & ETC.

JOÃO MENDES 

BARRA DA TIJUCA ENTRA PARA A HISTÓRIA





Tirando o lado político do passeio dos motociclistas com o Presidente Jair Bolsonaro no último domingo, dia 23, e o fato de que esses motociclistas eram apoiadores ou simpatizantes do Presidente, vale o registro que a concentração no Parque Olímpico foi a maior concentração de motociclistas do Brasil em todos os tempos. Seguramente de 30 a 35 mil motos estiveram reunidas para a largada do passeio. Quem ficou parado em algum posto do o percursso, conferindo a passagem do comboio, anotou que foi mais de 1:20h de motocicletas desfilando com gente de todas as idades, raças, credos, etc. Se colocar na conta que no mínimo a metade desses motociclistas estavam com garupa, teremos no mínimo 45 mil pessoas participando. O melhor de tudo é que, mesmo com a coluna de motos encontrando muitos carros pelo caminho porque as pistas não estavam interditadas, não houve nenhum acidente. Tudo transcorreu normalmente com o povo na rua aplaudindo e uma minoria desprezível colocando o polegar para baixo. Curiosidade, quando as primeiras motos chegaram no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, muitas ainda estavam saindo do Parque Olímpico.

CUIDADO COM AS ARMADILHAS

vocação do Rio de Janeiro para o turismo é inegável. É a Cidade Maravilhosa e vista do alto é a mais bela do mundo. Neste cenário, os turistas que curtem a praia da Barra da Tijuca tem ótimas opções para um final de tarde onde possam beber alguma coisa, escutar algum DJ e ver muita mulher bonita, os quiosques. No entanto é preciso tomar cuidado com as armadilhas do tipo daquela que o MCKevin caiu. A carne é fraca !

ENERGIA SUSTENTÁVEL É A BOLA DA VEZ

O mundo inteiro estuda formas de se mover com uma energia sustentável. Existem várias fontes como eólica, hidrelétrica, biomassa, a das ondas do mar e a a do sol. A mais acessível a população é a energia solar onde se compra um sistema com facilidade e e´só instalar na sua casa. Hoje 72,6% da energia solar gerada no Brasil vem de residências. Na região da Barra da Tijuca e Recreio, além de muita gente colocar esse tipo de energia em suas casas e coberturas, alguns empreendimentos comerciais também já colocaram energia solar para atender as áreas comuns. Em 2021 a capacidade de geração de energia solar no Brasil deve crescer 70%.

NÃO SAIA SEM MÁSCARA

Tem decreto de lei Federal, Estadual e Municipal proibindo circular nas ruas sem usar máscara de proteção. Esta semana a Prefeitura deu uma incerta na Av. Olegário Maciel, durante a tarde, flagrou e multou muita gente que não estava usando. A multa prevista pela prefeitura é de R$ 112, 48 reais. Neste caso, o valor arrecadado vai para o Fundo Municipal de Saúde, segundo a prefeitura, com receita destinada às despesas do Instituto de Vigilância Sanitária.

correspondência para a coluna joaomendes@estudioj.com.br