sexta-feira, 13 de agosto de 2021

COLUNA ESPAÇO MOTOR

JOÃO MENDES


MUSTANG MACH 1, O ÍCONE EM SÉRIE ESPECIAL




Sábado, dia do encontro mensal dos autos antigos na Barra da Tijuca promovido pelo Veteran Car Club do Brasil e lá vou eu com o Mustang Mach 1 2021 para curtir a mostra. Lá chegando pude perceber mais uma vez como o carro tem carisma. A turma não parava de fotografar e eu fui obrigado a ficar repassando as informações do modelo o que não é trabalho nenhum, até gosto. Por perto também estavam estacionados outros Ford Mustang de várias décadas e ótimos exemplares da década de 1960, os que chamam mais a atenção. O “meu” Mustang Mach 1 é uma série especial e o número de série vem numa placa coloda na tampa do porta-luvas para mostra a exclusividade. Nesse modelo a Ford incorporou ingredientes herdados dos lendários modelos de Mustang, Bullit, Shelby GT350 e Shelby GT500. O Mach 1 vem com o motor Coyote V8, 5.0 Litros de 483 cavalos de potência a potência de 483 cv a 7.250 rpm e torque máximo de 56,69 kgfm a 4.900 rpm. No cofre do motor chama a atenção a barra anti-torção herdada do modelo Bullit. A caixa é automática de 10 velocidades e eletronicamente, através de botão no console, se pode escolher 7 modos de condução, normal, sport, sport +, pista, drag, neve e MyMode onde se pode personalizar alguns parâmetros. Por exemplo, no modo Pista a suspensão fica bem dura porque você vai andar numa pista lisa e para o carro não rolar muito. Também é possível configurar o ronco do motor que pode ser silencioso, normal, esportivo e pista e também pode configurar a rigidez da direção que fica normal, confortável ou pistaNo painel tela digital de 12 ” configurável e uma enormidade de informações no computador de bordo. Tem também o aplicativo Track que indica o tempo de volta num circuito, a arrancada de 0 a 100 km/h e aciona o Line Lock para queimar os pneus com o carro parado, operação popularmente chamada de Burn Out. O novo Mustang também tem uma plataforma Ford Pass Connect que deixa o usuário super conectado, com ele se obtém acesso a informações e comandos do veículo pelo celular. Por exemplo, travar e destravar portas com apenas um toque, de maneira remota, ou ingressar no veículo sem a chave. Uma central multimídia SYNC 3 tem navegação e comando de voz, que permite fazer e recolher sem tirar a mão do volante, além de conexão com Apple CarPlay ou Android Auto. O sistema de áudio premium é da famosa e consagrada Bang & Olufsen e oferece experiência acústica de altíssima qualidade, com 1.000 W de potência, 12 alto-falantes e subwoofer de 8 polegadas. Andando pelas ruas do Rio de Janeiro fico impressionado com as reverências a passagem deste Mustang, os comentários elogiosos e o quanto o carro atrai as pessoas. Deixar ele simplesmente estacionado numa rua é como colocá-lo num pedestal para ser fotografado. Andando ele nem parece ter o tamanho que tem e o ronco é empolgante. As saídas do escape na traseira, duas duplas com bocas enormes, chamam a atenção. Confesso que não acelerei muito por falta de local apropriado, devia ir num autódromo mas o da cidade foi destruído, mas em algumas arrancadas se sente a potência do motor que faz o carro ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos e a velocidade máxima é de 250 Km/h limitada eletronicamente. Se o bicho acelera muito tenha a certeza que também freia bem, na dianteira freios da marca italiana Brembo são um espetáculo e é claro que ele também é bom de curva e seus pneus são Michelin em rodas de 19”. A experiência é sempre maravilhosa com um Mustang que é um carro para quem gosta, para quem tem atitude, para quem quer algo exclusivo para poder sair por aí curtindo a vida. A versão Mach 1 chega no Brasil substituindo a versão Black Shadow e seu preço é de R$523.950.

UNIDAS ABRE 40 NOVAS LOJAS E LANÇA RETIRADA EXPRESS

A Unidas, líder no mercado de terceirização de frotas e a segunda maior locadora de automóveis do Brasil, inaugura um conceito inovador que promete tornar muito mais ágil o processo de retirada e devolução dos veículos de locação. Trata-se do novo Unidas Express, que está sendo lançado simultaneamente em mais de 40 pontos de locação de carros da companhia em todo o país. O processo de locação em lojas express são 100% digitais, o que o torna ainda mais rápido e dinâmico. O cliente realiza a sua reserva através do aplicativo da Unidas, onde poderá antecipar todas as etapas de cadastro e pagamento diretamente online, o que permite um processo mais simples e rápido no momento da retirada do carro.

MOTOS ELÉTRICAS DA VOLTZ GANHAM REDE DE RECARGA

A Voltz, empresa de motos elétricas, lançou um novo projeto com o propósito de fortalecer no país a mobilidade sem emissão de CO2 e contribuir junto com empresários e comerciantes para um futuro mais sustentável. A ideia é que estabelecimentos comerciais disponibilizem tomadas comuns de energia para que clientes da Voltz possam recarregar as motos. O local, então, ganha o selo de um Eco-Point e poderá ser encontrando no APP Minha Voltz. O projeto visa incentivar o uso de energia limpa e vem ao encontro com as demandas do Meio Ambiente. A iniciativa já está em vigor e conta com aproximadamente 50 pontos cadastrados no Brasil. Para carregar durante 5 horas a bateria de uma moto Voltz, o gasto de energia gira em torno de R$1 a R$3.

DEMANDA POR TÁXIS AUMENTA NAS PRINCIPAIS CAPITAIS

A demanda de passageiros por táxis tem crescido diariamente nos últimos seis meses. A informação é da empresa Vá de Táxi, aplicativo de mobilidade fundado em 2013, com base nas chamadas feitas por meio da plataforma. Segundo o Diretor de Produto da empresa, Fernando Chavarro, o aumento do número de corridas se dá em parte pelo retorno do trânsito à sua normalidade e, em parte, organicamente, pois há uma significativa quantidade de usuários de aplicativos de motoristas particulares migrando para o Táxi.

ADEUS TROLLER

A Ford anunciou que a paralisação da produção do Troller T4 acontece em setembro. A fábrica situada na cidade de Horizonte, CE, pertence a empresa norte-americana desde 2006 e emprega quase 500 funcionários. A Ford esta a negociando a venda mas as negociações não prosperaram. Recebi informação de que a marca Troller e a patente do jipinho ainda pertencem a Mario Araripe que vendeu a fábrica para a Ford e ganhavam royalties. Será ? Ainda torço para que alguém apareça para tocar esse negócio. O Jipe Troller foi lançado e 1996 e atualmente é o único veículo produzido em série criado por uma empresa brasileira.