sexta-feira, 3 de setembro de 2021

COLUNA ESPAÇO MOTOR 

JOÃO MENDES 

ANDANDO DE CHEVROLET TRACKER PREMIER 1.2 TURBO



O segmento que mais cresce no Brasil é dos SUVs, os utilitários esportivos, e entre os compactos eu destaco o Chevrolet Tracker que testei na versão top que é a Premier com motor 1.2 turbo. Primeiro quero dizer que gosto do estilo da Tracker que além de ser bonito não tem linhas exageradas. Nessa segmento vejo modelos com design careta demais e outros com traços marcantes demais com gosto duvidoso e o Tracker é um dos que tem estilo sóbrio com classe e personalidade. Seu motor, 1.2 L, turbo, 3 cilindros, flex de 133 cavalos atende bem para um carro desse porte e é econômico. Na cidade o computador de bordo apontou 12 km/l de gasolina e na estrada 16,7 km/l. Para ajudar a economia de combustível possui o sistema Start/Stop que desliga o motor em paradas curtas e religa automaticamente. Esse motor também anima na aceleração porque o turbo entra na hora certa. Esse 1.2 tem uma resposta rápida como também tem o 1.0 turbo que a GM também disponibiliza para este modelo. As rodas, muito bonitas, são de liga leve aro 17 com pneus 215/55 R17. O resultado é que se consegue ótimas retomadas e numa subida de serra o carro se mostrou muito gostoso de dirigir com disposição nas ultrapassagens devido também ao bom escalonamento do câmbio. No dia a dia no perímetro urbano ele é confortável, a posição de dirigir é boa, tem bom jogo de direção para manobras em curto espaço, pela altura vence bem qualquer quebra-molas, o interior tem variedade de porta-objetos e bancos com acabamento premium, tela do multimídia flutuante e detalhes em alumínio no volante e nas entradas do ar condicionado que dão um aspecto de sofisticação. O ar condicionado é digital e abaixo de seus controles tem uma tomada USB e outra de 12 volts. No banco traseiro tem um descansa braço com porta-copos duplo embutido no encosto. Essa versão top tem teto solar panorâmico com persiana, tudo elétrico. O porta-malas tem capacidade para 393 litros. Na conectividade o Tracker Premier é imbatível com internet a bordo ( conexão Claro 4G com planos de dados de até 20 GB mensais) e Wi-Fi que pode conectar até sete aparelhos que podem usar seus dados, como navegadores e apps de música. Esses aparelhos podem se afastar do carro até 15m e a conexão para espelhar na tela do multimídia os aplicativos é sem fio. O serviço da conexão Claro 4G tem 3 meses de gratuidade e depois custa R$29,90 para o pacote mensal de 2GB. Também tem o sistema OnStar, exclusividade da Chevrolet, que é um concierge acionado por um botão no retrovisor interno. Tem carregado de smartphone wireless compatível com dispositivos que estão alinhados aos padrões Qi WPC e PMA, que já atendem a grande maioria dos aparelhos do mercado. Essa versão Premier 1.2 é muito completaTem sensores de estacionamento na frente e atrás, controle de cruzeiro e limitador de velocidade, assistente de frenagem autônomo e alerta de colisão, alerta de ponto cego nos retrovisores e o Easy Park que estaciona o carro sozinho. Essa versão mais completa custa a partir de R$139.990.

O ELÉTRICO DA NISSAN NA POLÍCIA DE SÃO PAULO

A Nissan avança em seu compromisso com o desenvolvimento da cultura da mobilidade elétrica no Brasil com mais uma demonstração da versatilidade de seu carro 100% elétrico Nissan LEAF. Duas unidades do modelo ícone mundial passam a rodar essa semana pelas ruas da cidade de São Paulo em um projeto-piloto da Polícia Militar do estado. Os Nissan LEAF começam a ser usados em atividades regulares da corporação e, para isso, receberam equipamentos comuns as outras viaturas da polícia. Além da pintura diferenciada, os modelos contam com luzes sinalizadoras, tipo giroflex, sirene, rádio transmissor e GPS especial.

CAOA CHERY CONTINUA CRESCENDO

CAOA Montadora anuncia a criação de 385 novos postos de trabalho e o início de um segundo turno de produção na sua planta em Anápolis (GO). As contratações têm como objetivo suprir o crescimento de volume da marca CAOA CHERY na unidade fabril e fazem parte do plano de investimento da montadora. Os novos funcionários já iniciaram suas atividades na fábrica e foram recrutados por meio do programa CAOA Capacita, em parceria com o SenaiO projeto CAOA Capacita é um curso gratuito oferecido à população de Anápolis e região, com o objetivo de desenvolver candidatos que queiram se preparar para o mercado de trabalho industrial. Desde o início do curso, em abril de 2021, até o momento, já foram matriculadas mais de 1.100 pessoas, destas, 350 já foram contratadas pela CAOA MontadoraEntre as contratações estão montadores de veículos, operadores de produção e auxiliares de logística. Com os novos postos de trabalho e o início do segundo turno, a capacidade de produção da Montadora tem uma expectativa de 28% de aumento. A planta de Anápolis é responsável, atualmente, pela produção de três SUVs do portfólio da CAOA CHERY: Tiggo 5X, Tiggo 7 e Tiggo 8, além dos modelos Hyundai IX35, New Tucson e das camionetas Hyundai HR e HD80.