sábado, 25 de setembro de 2021

QUEM ACONTECE

Reunião mensal do 31º Conselho Comunitário de Segurança 

Maria Helena Cantamissa 

Na primaveril manhã de 21 de setembro de 2021, no Clube Náutico do Condomínio Mandala, reuniu-se o CCS da AISP 31, com a presença do novo Comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Júlio Cesar Veras Vieira e dos Delegados da 16ª Delegacia de Polícia, Dr. Leandro Gontijo de Siqueira Alves e da 42ª, Dr. Luis Maurício Armond Campos, membros natos.



O presidente Ricardo Magalhães iniciou a reunião agradecendo à anfitriã Marta Temprer, síndica geral do Mandala, por receber o 31º com tanto esmero, bem como, aos membros natos e efetivos, aos moradores e condôminos do Mandala, pela presenças. 

Na composição da mesa, o Comandante do 31º BPM, Ten. Cel. Cesar Veras, Delegados da 16ª DP, Dr. Leandro Gontijo e da 42ª, Dr. Luis Maurício, Sub Tenente Isnaild da Guarda Municipal, Cap. Castelo do Barra Presente, o Subtenente Constantino do Recreio Presente, a anfitriã Marta Tremper, Marcos Soares, presidente da OAB Barra, o Sub-Prefeito Rafael Lima, Marize Vieira (Gerente Executiva) e o Presidente do 31º CCS, Ricardo Magalhães.

Muito extrovertido, o Presidente assim se expressou em relação à troca constante de comando em nossa região: "A sensação é como aquele cachorro que cai de um caminhão de mudança e o caminhão vai embora." - E o cachorro não sabe qual rumo tomar. Ato contínuo passou a palavra para o novo comandante. O Tenente Coronel Cesar Veras, feliz com o convite do Secretário de Polícia Militar para assumir o comando do 31º Batalhão, considera essa conquista a realização de um sonho, pois veio aspirante para cá no ano de 2000 e ao retornar 21 anos depois, encontrou antigos amigos como o Isnaild com quem já atuara no Leblon, acreditando que trabalhar em uníssono com a Guarda Municipal, fará um trabalho excepcional. Salientou que sua primeira percepção a respeito dos servidores públicos aqui lotados é muito boa, e finalizando, apresentou o Sub Comandante Major Antunes, que tem 25 anos de experiência e conhece bem a região, o Capitão que é o Comandante de Companhia da região do Recreio e Vargens e o Capitão Leonardo que é o Comandante de Companhia da região da Barra e Itanhangá, colocando-os à disposição da comunidade.

Leandro Gontijo que está titular da 16ª DP há cerca de 2 meses, afirmou que a 31ª AISP está lutando para vencer os números da Pandemia e vem superando- os, efetuando seu trabalho, dando a resposta e o encaminhamento do problema regular-técnico, com a população correspondendo. Enalteceu o 31 CCS que tem representatividade muito significativa, com vários setores que cobram soluções, contudo, sempre em parceria, inclusive agradecendo à diretora social do 31, Sra. Maria Lúcia Magalhães pelo apoio. Concluiu a sua fala dizendo que atualmente a política praticada, é o "Estado Presente" onde os órgãos de Segurança Pública ocupem seus espaços devidos. 

O Delegado Luiz Maurício, que assumiu pouco mais de um mês a 42ª, explicitou a integração com os demais órgão presentes, que em sua análise, está gerando resultados positivos. Relembrou as promessas que fez na posse do 31º CCS, afirmando que está combatendo primordialmente os roubos, com a recuperação de veículos roubados; atuando firmemente contra a grilagem de terras, usando drones para fazer imagens da região, com isso recuperando mais de 155 mil metros quadrados que estavam sendo loteados, uma área maior do que a Barra Bonita; atacando também, as milícias, aprimorando expertise que trouxe de seu trabalho anterior em Campo Grande e Bangu, adaptando-a à realidade do Recreio. Atuando também, no ataque a enorme quantidade de estelionatários na região da 42ª, onde tem muitos golpistas e nesse caso, está associando-se a setores de instituições bancárias, juntamente com o Banco do Brasil, Santander e Itaú, para detectar quem são esses indivíduos. 

O sub-prefeito da Barra e Recreio Rafael Lima, contente com a união das instituições, apresentou números sobre o andamento da troca de iluminação por LED, que melhora a segurança. Instado por expectadores, prometeu coordenar com a Guarda Municipal e a CET Rio a problemática causada pelo afluxo de ônibus turísticos que advém de outros estados, ordenando-os em local propício e que não interfiram na ordem urbana. 

Demonstrando imenso carinho pelo Recreio dos Bandeirantes, o Subtenente Constantino do Recreio Presente, repetia veementemente: " - Apoio: sem apoio nada é possível", agradecendo ao apoio da 42ª, da 16ª, Guarda Municipal e de Rafael Lima. Expôs que há cerca de 2 anos, implementaram a revitalização das praças, que hoje são ocupadas pelos moradores. Observando que o perfil do morador do Recreio dificilmente vai à praia durante a semana, mas que frequenta tais áreas públicas, onde as famílias se encontram aos fins de semana, inclusive para comemorar aniversários. Segundo ele, nesse pequeno período, empreenderam 107 prisões com 2218 pessoas detidas, graças ao empenho de policiais e da Tenente Andressa, que está de férias, porém, cuja ausência foi por todos notada. 

A título de conhecimento, é importante destacar que a "AISP do 31º BPM abrange as circunscrições de duas delegacias de polícia civil, a 16ª DP Legal que compreende Barra da Tijuca, Itanhangá e Joá e a 42ª DP Legal (Recreio/Barra de Guaratiba/Camorim/Grumari/Vargens), bairros na Zona Oeste, localizados entre o mar e a montanha, portanto, economicamente valorizados. 

Na região, há forte concentração de comerciantes e prestadores de serviços. Muito embora estes bairros partilhem da mesma localização geográfica, eles se distinguem sob outros prismas, pois enquanto a Barra da Tijuca, Itanhangá e Joá são valorizados pela ocupação nas últimas décadas das camadas da população denominadas emergentes, a ocupação dos demais, caracteriza-se por camadas de menor poder aquisitivo". 

No profícuo encontro, exatamente no Dia da Árvore, como bem lembrou o biólogo Marcelo Mello, o Presidente do 31º fez uma merecida homenagem póstuma a uma paraibana deveras querida e que deixará muitas saudades por onde passou: IRENILDA MACHADO DOS SANTOS, a nossa eterna IRENE, que deixou um legado de força feminina inquebrantável. - Descanse em PAZ! 

Como determina o protocolo final, Magalhães informou que por esforços da Diretora Social Maria Lúcia Mascarenhas, em encontrar locais amplos, onde se possa receber toda a comunidade, obedecendo as recomendações sanitárias, a próxima reunião será realizada no Marina Barra Clube, no dia 19 de outubro de 2021, mantendo-se a terceira terça-feira de cada mês. 

P.S. Na oportunidade, retifico a data da primeira reunião: 24/09/2021.