domingo, 12 de dezembro de 2021

CULTURA


Checklist do Gênio reúne dicas paradoxais sobre talento criativo e apresenta facetas de personalidades brilhantes, como Einstein, Darwin e Freud

Novo livro chega ao Brasil pela SENAI-SP Editora

O lançamento Checklist do gênio, do autor Dean Keith Simonton, apresenta nove dicas paradoxais com o intuito de proporcionar a reflexão sobre genialidade e testar o talento criativo – inclusive, do leitor.  O novo livro, que chega ao Brasil pela SENAI-SP Editora, é o primeiro de uma série de obras em parceria com uma das universidades mais renomadas e famosas do mundo, o Massachusetts Institute of Technology, conhecido como MTI.

Mesmo com o fato de a palavra gênio ser utilizada com frequência, na maioria das vezes ignora-se, por completo, a extensa pesquisa científica sobre o assunto. O objetivo desta obra, portanto, é tornar tais descobertas, que ocorrem há mais de 150 anos, próximas do público em geral, deixando de ser um conteúdo predominantemente disponibilizado em jornais técnicos.

E a melhor maneira para isso é por meio do uso amplo de exemplos concretos e de anedotas retiradas da vida de gênios criativos bem conhecidos: histórias reais - como a de Albert Einstein, Charles Darwin, Sigmund Freud, Pablo Picasso, entre inúmeras outras brilhantes personalidades -, no lugar de números e equações.

 Checklist do gênio: dicas paradoxais para testar o talento criativo

Autor: Dean Kein Simonton - Editora: SENAI-SP Editora

SOBRE O AUTOR:

Dean Keith Simonton é especialista em criatividade e gênio, é professor emérito do Departamento de Psicologia da Universidade da Califórnia, Davis. Ele é o autor de Origins of geniusCreativity in scienceGenius 101, entre outros.