sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

SAÚDE


Piscina com água parada é um perigo para a saúde

Combate à proliferação de microrganismos e mosquitos garantem um verão saudável

A estação mais quente do ano está chegando e para que as piscinas entrem no cenário para nos refrescarmos, temos que ter atenção redobrada, porque se estiverem mal higienizadas podem comprometer a saúde.

Já é do conhecimento da maioria que água parada pode ser fonte de proliferação de bactérias, germes e até de mosquitos. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 80% dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e febre chikungunya, estão dentro das residências em locais como piscinas.

Com a vacinação da população ainda em andamento, muitas pessoas sentem receio de utilizar piscinas comunitárias de grande volume. Por isso, piscinas que são facilmente montadas em casa como plásticas e infláveis representam risco também.

Segundo João Pedro Menezes, CEO da empresa Clorin, especialista em produtos para higienização, desinfecção e limpeza, a melhor forma de tratar essa água é com itens desenvolvidos para isso. “A higienização é feita com a dosagem correta de cloro em relação ao volume da piscina. Pastilhas desinfetantes estabilizam o pH da água e, além disso, impedem a formação de larvas de mosquitos”, afirma.

Menezes completa: “O Bioclor Tabs, por exemplo, é um produto em formato de pastilhas com cloro dosado, desenvolvido especificamente para piscinas de pouco volume, como plásticas, infláveis, desmontáveis, jaccuzis e banheiras”.

O cuidado com a água não é importante apenas para quem usa a piscina, mas para a sociedade como um todo, uma vez que contribui para evitar a reprodução de seres vivos que são prejudiciais à saúde humana.